Reunião Direx-CDS compartilha estratégias e debate pautas sindicais em São Paulo

Estiveram reunidos durante a última segunda-feira (27) e na manhã de ontem (28), diversos representantes da diretoria do Anffa Sindical, do Conselho de Delegados Sindicais, assim como filiados do Estado de São Paulo para a deliberação de importantes temas sindicais, assim como para atualização do andamento das pautas de interesse dos filiados.

Reunião Direx-CDS compartilha estratégias e debate pautas sindicais em São Paulo
Reunião Direx-CDS compartilha estratégias e debate pautas sindicais em São Paulo

O encontro aconteceu na Superintendência Federal de Agricultura (SFA/SP) e contou com a participação de 18 diretores, 24 delegados sindicais e cerca de 30 filiados.

Na parte da manhã do primeiro dia (27), Janus Pablo abriu a reunião destacando a satisfação por estar na companhia dos colegas e filiados. Ressaltou que a descentralização das reuniões da diretoria executiva e do CDS, tornando-as itinerantes, é uma diretriz instituída pelo Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (CONAFFA) e que São Paulo é um Estado importante dentro da organização. Convidou ainda os colegas presentes a participarem do Seminário sobre Defesa Agropecuária (Sedagro), alertando-os para a importância de a carreira posicionar-se em meio à discussão de temas relevantes não só para a categoria, como também para a sociedade.

Nesse sentido, o coordenador do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), Simplício Lima, avaliou que eventos como esse contribuem para o engajamento dos filiados e são valiosos do ponto de vista do engrandecimento da carreira.

Gisele Camargo, delegada sindical do Estado, deu as boas vindas aos presentes e mostrou-se satisfeita com a presença da diretoria executiva, já que, para ela, essa proximidade com os filiados propicia um maior envolvimento com as atividades sindicais e a colaboração conjunta diante de pautas importantes para os auditores agropecuários.

Na manhã de ontem (28), a Superintendente Federal de Agricultura do Estado de São Paulo, Andrea Moura, e o Secretário Adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, se juntaram à mesa. Andrea parabenizou os auditores agropecuários pelo trabalho realizado e ressaltou a importância da permanência e a continuidade do Sedagro. “O trabalho que entregamos para a sociedade é fruto do suor de todos que estão aqui." Em uníssono, o Secretário adjunto avaliou que " o MAPA tem um dos trabalhos mais efetivos da administração pública federal”, e colocou-se à disposição dos colegas em razão de sua posição no Ministério da Agricultura e Pecuária. 

Pautas Sindicais

Em relação à atualização do andamento das pautas sindicais, Janus Pablo fez um retrospecto das ações mais recentes acerca da pauta da reestruturação remuneratória e compartilhou sua visão acerca do trabalho institucional que vem sendo feito. Segundo ele, “oportunidades vêm sendo construídas com o tempo”, e o Sindicato tem alcançado reconhecimento entre as carreiras do serviço público, bem como entre autoridades e parlamentares. Citando exemplos, Pablo esclareceu que reuniões e agendas muitas vezes criticadas como infrutíferas fazem parte de uma estratégia maior. “Tudo é desenhado para  projetar a carreira."

Em complemento à fala de Janus, Ricardo Aurélio citou a projeção alcançada pela carreira desde o evento Pensar Brasil, no qual estiveram presentes autoridades importantes, que posteriormente participaram do Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (CONAFFA) e atualmente são atores relevantes no governo. “Somos convidados para reuniões privadas. Especialmente após a visita do, à época do Ministério da Economia, alcançamos uma posição de prestígio junto ao agora Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que tem ajudado na interlocução com os responsáveis pela Mesa de Negociação”, afirmou.

Em referência à visita técnica mencionada pelo vice-presidente, Ricardo compartilhou a avaliação de um dos assessores do Secretário de Gestão de Pessoas do MGI, Sérgio Mendonça: “impactante”.

Ricardo ainda atualizou os colegas sobre as próximas etapas do reajuste salarial e do vale alimentação assinado na última sexta-feira (24). Em benefício dos aposentados, informou que há perspectivas de reajuste do per capita saúde, incluída a correção ao longo dos próximos anos.

Por fim, introduziu uma avaliação acerca das movimentações mais recentes acerca da Lei 14.515, do Autocontrole. Juntamente com o diretor de assuntos jurídicos, Rogério Ferreira, informaram os colegas e filiados sobre o andamento da Ação de Inconstitucionalidade e compartilharam as estratégias sindicais para as próximas etapas do processo. 

Ainda no aspecto jurídico, o advogado Thiago Bastos, do escritório de assessoria Torreão Braz alertou sobre as tentativas de golpe as quais vêm sendo direcionadas aos filiados. “Na dúvida, contate o Sindicato ou o escritório”, e dirimiu dúvidas a respeito das ações judiciais movidas pelo Sindicato.

A última pauta, dessa vez deliberativa, foi a proposta sindical que pretende eliminar a última barreira ao pagamento das ações referentes ao processo do Terço Constitucional de Férias. Com aprovação unânime entre os delegados presentes, 24 votos favoráveis decidiram favoravelmente à proposta apresentada pelo presidente Janus Pablo. 

Na parte da tarde, a diretoria participou do II SEDAGRO, evento que acontece nos dias 28, 29 e 30 de março no auditório Mário Lanznaster, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo. Todos os filiados estão convidados a comparecer e participar.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573