Anffa Sindical realiza primeira avaliação de nova metodologia e ferramenta do Plano Operativo 2023-2025

A Secretaria de Planejamento e a Secretaria Geral do Anffa Sindical, estiveram reunidas, nesta quarta-feira (01/03), com intuito de promover a primeira avaliação do Plano Operativo 2023 - 2025 do Sindicato.

Em novembro do último ano, foram apresentadas duas novidades no Plano Operativo: a metodologia OKR e a plataforma Trello. OKR significa objetivos e resultados-chave. É uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas modernas. Pode-se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como “eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave).

Já a plataforma Trello segue a linha da prática. No geral, é uma ferramenta que organiza projetos do Sindicato de forma dinâmica. Ele funciona como um painel de gerenciamento e permite personalizar os fluxos de trabalho da equipe.

“A metodologia OKR é uma proposta diferente do que usávamos antes, mais moderna”, diz o secretário de Planejamento do Sindicato, Paulo Reis. “A plataforma Trello também nos auxilia de uma forma mais rápida, amigável e que socializa a participação do filiado, o que é muito importante”, explica.

Para dar seguimento a metodologia do Plano, foram elaborados oito grandes objetivos, cada um com um coordenador e um subcoordenador, que foram destrinchados em iniciativas e ações. Durante a reunião foram apresentados, por cada grupo, o andamento de seus objetivos. Esta avaliação trimestral será levada à reunião da Diretoria Executiva ao fim de março.

“Durante o VI Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VI Conaffa), foram aprovadas 26 diretrizes que desdobraram-se em grupos de idéias e posteriormente oito objetivos, onde diferentes equipes de trabalho atuam em ações de valorização profissional, reforma do estatuto, ouvidoria e outros setores do Sindicato”, explica Paulo Reis.

Também estiveram presentes no encontro o vice-presidente, Ricardo Aurélio, o diretor de departamento da Secretaria de Planejamento, André Pereira, e o secretário de departamento da Secretaria Geral, Serafim da Costa.