Anffa Sindical participa de cerimônia de instalação da Frente Servir Brasil

A manhã desta segunda-feira foi marcada pela presença da diretoria do Anffa sindical na cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, Servir Brasil. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília e contou com a presença de Janus Pablo, Ricardo Aurélio e Antônio Andrade, respectivamente presidente, vice e diretor de comunicação do Anffa Sindical.

Anffa Sindical participa de cerimônia de instalação da Frente Servir Brasil
Foto: Anffa Sindical

De forma online, diversos outros participantes acompanharam a cerimônia que apresentou o presidente da Frente, deputado André Figueiredo (PDT-CE) e debateu as perspectivas de trabalho para os próximos meses. 

O diretor institucional interino do Instituto Servir Brasil, e representante dos auditores fiscais federais agropecuários, Janus Pablo, fez um retrospecto do trabalho da Frente Parlamentar nos últimos anos, nos quais atuou intensamente na defesa do serviço público brasileiro. Explicou um pouco sobre o papel do Instituto e idealizou o que se espera do trabalho da Frente de agora em diante: "O estabelecimento do Instituto é uma ferramenta importante para dar apoio aos parlamentares que comporão a Frente Parlamentar. Com a eleição de um governo disposto ao diálogo, esperamos contribuir para uma efetiva administração cidadã que valorize os servidores e traga eficiência à população brasileira" , enfatizou.

Em complemento à fala de Janus, o deputado avaliou que é indispensável a possibilidade de as entidades sindicais se mobilizarem dentro do parlamento, e o governo tem a compreensão da importância que tem o serviço público. "Assim, esperamos mobilizar parlamentares, municiá-los de informação, estabelecer diálogo e fazer com que a Frente seja escutada" , projetou.

Nesse sentido, Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE) também pontuou a importância da retomada do diálogo entre governo e servidores e certificou: "Vamos usar nosso conhecimento e expertise para melhorar o serviço público brasileiro."

Da Unacon, Bráulio Cerqueira avaliou que a instalação da Frente simboliza um ato dos servidores em apoio às instituições democráticas brasileiras. Condenou os atos terroristas de 08/01 e enfatizou "o povo brasileiro não pode prescindir das instituições democráticas" . 

A reflexão acerca da resistência contra o desmonte do serviço público ocorrido nos últimos anos, em oposição ao momento de reconstrução que vem pela frente foi destacada por diversas entidades convidadas que se mostraram satisfeitas com as perspectivas de trabalho defendidas pela Servir Brasil. 

Guilherme Rosa, Presidente da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE) , Daniel Emmanuel, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), bem como representantes do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) concordaram nesse sentido.

Além do já pontuado pelos colegas, Guilherme Rosa, chamou a atenção para a necessidade de estabelecer uma reflexão sobre o serviço público brasileiro, combatendo falácias e demonstrando à sociedade o papel fundamental que este possui.

André Figueiredo finalizou o encontro certificando a ciência que tem a respeito dos grandes desafios que são esperados na condução da Frente Servir Brasil, e ratificou seu compromisso em “trabalhar juntos na valorização das carreiras e na defesa do estado brasileiro.”

A assembleia de votação para a diretoria do Instituto Servir Brasil acontece no dia 28/02 às 14h30. Acompanhe o site do Anffa Sindical e conheça os representantes eleitos.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573