DIREX e CDS reunem com filiados de São Paulo 

Estiveram reunidos na manhã de hoje, na Superintendência Federal de Agricultura (SFA-SP), membros da Diretoria do Anffa Sindical, do Conselho de Delegados Sindicais, Conselho Nacional de Mobilização e filiados da DS-SP a fim de estreitar laços e aprofundar o debate sobre os atuais trabalhos do Sindicato.

O evento foi aberto pelo Secretário Geral, Rodrigo Machado, que destacou que o encontro externo à sede do Anffa Sindical, em Brasília, atende a uma diretriz Conaffa no intuito de gerar maior interação do trabalho sindical com os filiados das delegacias nos estados.

A seguir o Presidente Janus Pablo apresentou as últimas ações empreendidas pelo Sindicato, mencionando em especial, o encontro ocorrido na última semana com a Ministra Tereza Cristina e o Presidente da República, no qual foi mencionada a reestruturação remuneratória da carreira, situação da qual o chefe do executivo disse estar ciente. Janus finalizou conclamando os AFFAs a se manterem engajados na mobilização.
O vice-presidente Ricardo Aurélio também compartilhou os últimos encaminhamentos sob sua condução, como a reunião ocorrida na última quinta-feira com a Ministra de Relações Institucionais, Flávia Arruda. No encontro foram debatidos temas centrados no assunto da liberdade sindical como fortalecimento da democracia, assim como as questões que impedem essa liberdade, de modo que ficou estabelecido entre os presentes e a Ministra, a revisão dos ofícios que regem esse tema. Por fim, Ricardo Aurélio comunicou o ingresso do Anffa Sindical no Instituto Servir Brasil, organização que buscará contribuir com parte intelectual formulando possibilidades e propondo sugestões e contribuindo na gestão da gestão pública.

Os coordenadores do CDS e do CNM, Simplício Alves de Lima e Serguei Brener foram unânimes em destacar a importância do evento na SFA-SP. Para eles, é fundamental que o filiado conheça a dinâmica de atividades sindicais, e esperam que a semana de reuniões conduza a resultados positivos para a carreira. 

O Diretor do Departamento Jurídico, Rogério Ferreira também explanou informações acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Destacou que o Sindicato tem trabalhado seriamente sobre assunto, informou que as advogadas da DAJ realizaram recente capacitação sobre o assunto.

Seguindo a pauta da manhã, a Secretária Geral Rogéria da Conceição apresentou a justificativa de trabalho do GT Delegacias que analisa a viabilidade financeira das delegacias sindicais. Por meio de análises históricas e financeiras, o grupo de trabalho tem estudado alternativas para  uma proposta de reestruturação que não inviabilize a atividade sindical, isso devido ao aumento do custo de manutenção das DS que é inversamente proporcional ao orçamento arrecadado.

Finalizando os debates do turno matutino também foi apresentada a programação do Seminário sobre Defesa Agropecuária (SEDAGRO), que ocorre na terça, quarta e quinta-feira desta semana. O Diretor de Comunicação Antônio Andrade divulgou fotos do stand e  compartilhou o mapa do evento, localizando a todos quanto à posição tanto do stand do Anffa Sindical, quanto do Auditório Mário Lanznaster, onde ocorrem os quatro painéis do SEDAGRO.
 
SEGUNDO MOMENTO 


Em seguida o presidente Janus Pablo fez uma breve apresentação da diretoria atrelada aos resultados de cada área no primeiro na dessa gestão.  Destacou a revisão de contratos, treinamento virtual para secretarias, os encontros com mais de 70 parlamentares no ano passado, diversas audiências com a Ministra Tereza Cristina e a boa articulação na Câmara Federal e no Senado, representadas pelo recorde de emendas aprovadas. Citou também o trabalho feito pela Comunicação do Sindicato relativo ao crescimento de visualização das páginas do Anffa Sindical, seja por pessoas de dentro do setor agropecuário, seja pela sociedade. Menções em grandes veículos e entrevistas em grandes canais da imprensa também foram apresentadas. Celebrou ainda os milhares de atendimentos jurídicos feitos no último ano (relembre aqui), elogiando o trabalho da Diretoria Jurídica em relação ao diálogo que tem estabelecido com os filiados e finalizou: “Todo conflito pode ser solucionado por meio do diálogo e temos trabalhado nesse sentido.”

Coordenador do Conselho Nacional de Mobilização, Serguei Brener deu uma perspectiva do trabalho do conselho que tem atuado de forma integrada com a Diretoria do Sindicato. “Se há alguns anos o CNM era visto como algo distinto da Diretoria Executiva, hoje estabelecemos uma mobilização integrada com a DIREX. Temos muitos pontos em comum, habilidades diferentes de cada um, e trabalhando em grupo aprendemos diariamente uns com os outros, o que fortalece o movimento e causa impacto perante a sociedade.”

Em uníssono com a fala de Janus Pablo acerca da importância do diálogo, Serguei ressaltou também as conversas com diversas entidades, deputados, senadores e ministros, muitas vezes intermediadas por colegas e filiados, que resultaram em um número expressivo ofícios e documentos em apoio à reestruturação.“Estamos sempre abertos a ouvi-los, sempre abertos a mudar aperfeiçoar nossos procedimentos e fazer o melhor. Sem vocês não teríamos aberto as portas”, finalizou.

Envolvidos pelo sentimento de determinação em prol da luta, Simplício Lima  e Henrique Pedro, membros do CDS, incentivaram os colegas a manter o espírito de mobilização. “Um movimento é feito de pessoas e somente com o engajamento de todos os AFFAs, conseguiremos alcançar o nosso objetivo”, disse Henrique. “Nós temos força. Não podemos arrefecer, não podemos abrir mão de tudo que fizemos até agora”, finalizou Simplício.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573