Sindicato homenageia mulheres Affas em Brasília

A Direx do Anffa Sindical e a Delegacia Sindical do Distrito Federal homenagearam, nesta terça, as mulheres Affas pela data comemorada neste 8 de março, no anexo do Ministério da Agricultura, em Brasília.

Vestidas com as camisetas pretas do movimento de mobilização em prol da valorização da carreira, dezenas delas compareceram e receberam um brinde da DS. Para a filiada Laucir Gonçalves, a data serve não apenas para lembrar o dia delas, mas o dia de luta por igualdade e respeito. “Tenho muito orgulho de participar deste grupo de mulheres da carreira. Queria que todas as mulheres tivessem a oportunidade de conquistar igualdade salarial, respeito, carga de trabalho justa, entre outros. Mas a realidade não é a mesma quando falamos das trabalhadoras do campo, da iniciativa privada e tantas outras situações. Então, que possamos ser os agentes de mudanças. Homens e mulheres, juntos por uma luta que deveria ser de todos”, disse.

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, falou do aumento das mulheres no movimento sindical e lembrou que a presença delas traz o equilíbrio, a sutileza e a sensibilidade necessários para alcançar o patamar que a carreira merece. “Com muita luta e muita garra vocês vêm mudando a nossa carreira. Isso demonstra todo o engajamento das colegas em busca de uma categoria mais significativa, mais importante e mais reconhecida. Estamos há praticamente dois meses e meio mobilizados em busca da nossa reestruturação e vocês estão fazendo um papel magnífico. Torcemos para que o número de mulheres aumente cada vez mais. O ingresso é por concurso público, mas já temos evidência de que a cada certame o número de mulheres cresce na carreira”, disse.

A secretaria de Finanças da DS/DF, Tatiane Almeida do Nascimento, reiterou o salto na participação das mulheres na região, mas segue atenta às diferenças ainda existentes no ambiente laboral.  “Em Brasília, a chapa anterior era totalmente feminina e, na atual, resgatamos colegas homens para a gestão. Embora tenhamos uma atuação significativa no Sindicato, dentro do Ministério, no exercício da nossa carreira, ainda vemos preconceito quando notamos a ausência das mulheres nos cargos mais altos. Apesar de a nossa ministra ser mulher, acredito que ela também tenha passado por dificuldades dentro do setor do agro, que historicamente é comandado por figuras masculinas. Em virtude disso, acredito que as mulheres do Mapa, mais especificamente as Affas, têm esse diferencial na hora de ser a mudança. Essa luta é constante”, ressalta ela, que é chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados, da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins.

“Sabemos da dificuldade que é ser diferente em termos de gênero e de raça nesse país. Então, em nome da DS quero cumprimentá-las por esse dia e pela luta no dia a dia como Affa, como mãe e tantas outras atribuições”, saudou o delegado sindical do DF, Egon Vieira Da Silva.