Trabalho Parlamentar do Anffa Sindical obtém novos encaminhamentos acerca de Concursos Públicos

Como resultado de um conjunto de ações do Sindicato em prol da realização de concurso público para os AFFAs, duas movimentações importantes aconteceram na última quinta-feira, 16/12. Confira.

Em ofício enviado à Ministra Tereza Cristina, e ao Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, (clique para acessar os documentos) a deputada Ângela Amin (PP-SC) solicita atenção dos representantes do Executivo acerca da reestruturação remuneratória da carreira, destacando que a situação de defasagem que os Auditores Fiscais Federais Agropecuários vivem, em relação às demais carreiras de auditoria.

No mesmo dia, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) encaminhou um requerimento à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados solicitando informações ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, a respeito da solicitação de autorização para realização de concurso público para os AFFAs.

A solicitação foi feita pela Ministra Tereza Cristina em 19/05/2021 a fim de suprir a carência de Auditores Fiscais Federais Agropecuários nas atividades de defesa agropecuária brasileira, conforme rememora o Presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo.

“Este requerimento é resultado das ações parlamentares que temos desenvolvido desde o início de 2021”, afirmou. Janus citou de modo especial, uma audiência com o deputado Elias Vaz (PSB-GO) (foto) intermediada pelo delegado Sindical de Goiás, Cândido Luiz Oliveira, em decorrência do trabalho nas bases eleitorais do Estado. “Nesta reunião, foi apresentada a situação de urgência na contratação de servidores, especialmente na área vegetal, embora os demais setores também estejam operando em déficit de auditores”, disse o presidente.

Janus Pablo informou que na ocasião o Deputado se sensibilizou com as informações recebidas, tendo enviado o Requerimento 188/2021 de sua autoria à CFFC que aprovou o documento em 31/08. O requerimento segue agora para apreciação da Mesa Diretora, cuja solicitação de informação deverá ser despachada pelo presidente da Casa no prazo de 5 sessões.