Trabalho de filiados nas bases garante assinaturas de parlamentares em prol da reestruturação da carreira

Interlocução considerada crucial deve ser contínua e bem articulada com as DS e a Direx

O trabalho de convencimento dos parlamentares, que culminou no encaminhamento de 17 emendas em prol da reestruturação da carreira à Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização do Congresso Nacional (veja aqui), endossa a importância do engajamento e da união dos filiados do Anffa Sindical. Alinhados às recomendações da Direx e das Delegacias Sindicais, os Affas espalhados pelo país foram fundamentais para alinhavar as estratégias que levaram o pleito a uma importante etapa. O próximo passo é a avaliação das emendas pelo relator setorial da Agricultura e, após isso, pelo relator geral.

Para a diretora de Relações Institucionais, Consuelo Garrastazu Côrtes, o trabalho parlamentar realizado nos estados, ou seja, na base eleitoral dos parlamentares, mostrou-se muito eficiente no caso da apresentação das emendas a PLOA 2022. “Com base nessa experiência, queremos reforçar a importância desse trabalho dos colegas nos estados”, disse.

O diretor de Departamento da Diretoria de Relações Institucionais, Felipe Correa, endossou o argumento da colega e acrescentou que o trabalho, que é de caráter institucional, tem como base o dia a dia.  “Há momentos em que precisa ser mais intensificado, outros, não.  Mas sempre há a necessidade de se manter o network”.

Ao parabenizar os colegas que atuam nas bases, dentro do núcleo estratégico criado pela diretoria, e os Affas chamados de pontos focais, que são aqueles que são designados pelas DS para receber as orientações desse núcleo, o diretor ressalta que a própria carreira depende do trabalho deles. “Esse contato, tanto com as instituições congêneres, com as instituições do agro e com os parlamentares, é rotina necessária porque vai trazer retorno para a todos”, completou.

Dentre as assinaturas coletadas nas bases está a da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), presidente da Comissão Mista de Orçamento. Além dela, os Affas da região contataram todos os demais parlamentares, ao todo 13, para mostrar a razão pela qual a carreira necessita de uma reestruturação, levando em conta a relevância de suas atividades em prol do agronegócio e das exportações do país. De acordo com o delegado sindical do ES, Marcelo Sobreira de Souza, há a expectativa de que a aproximação com a senadora renda mais frutos. “Caso a emenda seja acatada pelo relator da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, da qual ela é presidente, trabalharemos para que ela nos receba em seu gabinete, em Brasília, juntamente com o presidente do Sindicato, para expormos novamente os motivos pelos quais os Affas precisam da conclusão desse pleito”. disse.

O dirigente explica que o trabalho junto à base política já está consolidado no estado e vem sendo feito constantemente para todas as questões pertinentes à carreira.
“Atuamos alinhados com as estratégias da Direx. Além de utilizarmos material de divulgação da carreira cedido pelo Sindicato, também produzimos informativos mais voltados para atuação do Affa no ES e sua importância para a economia. Afinal, embora pequeno, o estado é agrícola e muito contribui para o agronegócio brasileiro, sendo o maior exportador de café Conillon e de pimenta do Reino e responsável pela exportação de mamão para os Estados Unidos. Também é através do nosso porto que chegam as bebidas importadas do Brasil. Todos esse trabalho de análise e inspeção é feito por Affas que atuam no estado e que precisam ser reconhecidos pelos parlamentares da região”, esclareceu.

Atuante na facilitação das interlocuções junto aos parlamentares com vários colegas, o ex-delegado sindical do ES, Raphael Massaud Conde, entende que sem o apoio dos parlamentares e sem o conhecimento deles de qual é o papel do Affa para o país, fica muito difícil conquistar pautas importantes para a carreira. “Os nossos representantes legislativos precisam entender a complexidade da nossa carreira e a importância da nossa atuação para a garantia da qualidade da produção, da sanidade dos rebanhos e das lavouras e da proteção do país, visando a não entrada de pragas e doenças ausentes e que possuem potencial de dano à agropecuária brasileira”, afirmou.

Outra emenda de apoio à reestruturação da carreira foi alcançada mediante conversa com o deputado Reinold Stephanes Jr (PSD-PR), no dia 12 de novembro, em Curitiba. “Em relação à reestruturação, a Direx identificou que o caminho para alcançar este objetivo passaria pelo Congresso Nacional, sendo o contato com os parlamentares fundamental para alcançarmos nossa reestruturação. E é nas bases eleitorais que precisamos buscar o contato com esses deputados”, concluiu a delegada sindical do Paraná, Márcia Nonnemacher.

Um dos filiados engajados no trabalho nas bases é o representante do Comando Estadual de Mobilização (CEM-PR) e representante do PR no grupo da Diretoria de Relações Institucionais, Roberto Siqueira Filho.

Ele elenca como reflexo da atuação dos Affas nos estados o maior senso de consciência, engajamento dos colegas e aprimoramento da estrutura do Sindicato, que passa a ser mais proativo e objetivo. “E essa mudança é vista de fora também porque nossos interlocutores não são somente os parlamentares, são presidentes de associações, representantes da área animal, da associação de exportadores de frutas, de produtores de sementes, entre outros”, defende.

Ampliar decisões - De acordo com o diretor de Departamento da Diretoria de Relações Institucionais, Felipe Correa, em 2022, os Affas designados pelas DS para o trabalho institucional serão chamados para uma reunião com os integrantes do Núcleo estratégico, que são os colegas que já atuavam no trabalho parlamentar e têm um grande conhecimento e contato com parlamentares na Casas Legislativa. “A ideia é de que todos se conheçam pessoalmente e possam traçar novas estratégias juntos. Além de estreitar laços e ampliarmos as decisões”.

Reunião com o Deputado Federal Helder Salomão

Reunião com a Deputada Federal Soraya Manato

Reunião com o Ministro Onyx Lorenzony

Reunião com o Secretário de Agricultura do ES e Deputado Federal licenciado Paulo Foletto