Anffa Sindical participa de reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária e Agroindústria

Na manhã de hoje ocorreu a 11ª reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, com intuito de debater os impactos da pandemia de Covid-19 nas agroindústrias de Minas Gerais, as medidas de biossegurança para o regular funcionamento do setor e a manutenção do abastecimento no Estado

Na manhã de hoje, 01/06, ocorreu a 11ª reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, por videoconferência, com intuito de debater os impactos da pandemia de Covid-19 nas agroindústrias de Minas Gerais, as medidas de biossegurança para o regular funcionamento do setor e a manutenção do abastecimento no Estado.

O  diretor de política profissional do Anffa Sindical, Antonio Andrade, esteve entre os convidados, juntamente com  o superintendente de Agriultura em MG – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcílio de Sousa Magalhães, o diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária, Bruno Rocha de Melo, o presidente da associação dos avicultores de Minas Gerais, Antonio Carlos Vasconcelos, o presidente da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção e professor titular do departamento de bioquímica e biologia molecular da Universidade Federal de Viçosa, Cláudio Lisias Mafra de Siqueira. Ainda participação do presidente da Comissão e médico-veterinário, Deputado Coronel Henrique (PSL/MG) e sua equipe.

“Minas Gerais é o quarto estado em valor bruto de produção agropecuária do país, e conta, hoje, com aproximadamente 257 Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) na ativa, e, nacionalmente são cerca de 3287. Falei sobre Defesa Agropecuária, com enfoque na produção de carnes, devido às questões relacionadas à Covid-19 em frigoríficos abatedouros. Minas tem 685 estabelecimentos registrados com SIF, desses, 55 abatedouros frigoríficos, ou seja, que exige fiscalização permanente do Affa. O estado mineiro é grande produtor de leite, são 523 na área de leite e mel, 107 em outras áreas como pescados, entrepostos, ovos, e graxarias – produtos não destinados à alimentação”, informou Antonio Andrade.

O presidente da comissão ficou satisfeito com a reunião. “A Audiência Pública foi uma ótima oportunidade para debatermos medidas de combate ao Coronavírus nas agroindústrias mineiras. A pandemia evidencia para a humanidade a necessidade de medidas de valorização dos profissionais fiscais agropecuários, e a participação do Anffa Sindical na reunião de hoje foi de suma importância, pois pode contribuir com a visão das ações preventivas na cadeia do Agro brasileiro”, finalizou.

Segundo o site da Assembleia Legislativa de Minas, o vídeo da audiência estará disponível em sua página, a partir e amanhã, 02/06.