Comitê de crise organiza atendimento virtual a AFFAs em atividade e entrega de equipamentos de proteção

Os participantes deram prosseguimento, entre alguns pontos, ao plano de assistência psicológica para Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), com ênfase emergencial em locais e áreas de atuação em condições de exposição controlada ao risco de transmissão.

Durante a realização de mais uma reunião, por videoconferência, do Comitê de Crise para Supervisão, Monitoramento e Coordenação das ações voltadas para os impactos da Covid-19, ocorrida na quarta-feira (08/04), os participantes deram prosseguimento, entre alguns pontos, ao plano de assistência psicológica para Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), com ênfase emergencial em locais e áreas de atuação em condições de exposição controlada ao risco de transmissão.

Na oportunidade, o diretor de Política Profissional, Antônio Andrade, fez um apanhado do contato que teve com a empresa Evolue, especializada em segurança do trabalho na Gestão de Recursos Humanos, na busca de um plano de que atenda as demandas voltadas para os filiados. A ideia é pensar em um formato de videoconferências e um canal de comunicação para que os AFFAs possam tirar dúvidas relacionadas à saúde e bem-estar.

“O que colocamos, em princípio, é que a empresa abriria um espaço para que as pessoas entrem em contato. Entendemos que é possível que nesse começo não haja essa demanda de haver um profissional à disposição para atendimento, mas apenas o canal. Ainda assim, acertamos que a empresa já construiria um aditivo contratual para, caso a gente perceba que essa demanda exista seja utilizada essa opção”, disse o dirigente.

O secretário de Administração, Luiz Gonzaga de Matos, lembrou que a proposta inicial era uma tese de Conaffa e que precisou de modificações. “A Secretaria de Planejamento tinha me demandado a apresentação dessa proposta até o final do mês passado, mas, em face do aconteceu nos últimos dias, em virtude da pandemia, ela teve que passar por uma readequação. Essa reformulação vem atender a demanda dos nossos colegas e também criar uma tecnologia nova para levarmos informações de bem-estar para os filiados”, concluiu.

Sobre a questão, todos foram unânimes em concordar que, para que a iniciativa tenha êxito, é preciso massificar a existência desse canal de comunicação e de atendimento aos colegas. “A comunicação é um trabalho fundamental. Acho que devemos tocar esse assunto em frente porque se nesse momento não tomarmos algum tipo de providência em nenhum outro momento vamos ter a oportunidade de fazer esse tipo de trabalho”, pontuou o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

Antônio Andrade endossou o pensamento do presidente do Sindicato. “A Comunicação tem um papel muito grande porque nós acertamos que além da comunicação motivacional que sairia pelos nossos canais de comunicação, durante as videoconferências, nós também teremos que ter um trabalho de estímulo paralelo. Em resumo, seriam as palestras, um espaço para as pessoas que queiram entrar em contato, além da transferência de material técnico específico para que o nosso departamento de comunicação transforme isso em material de divulgação e de estímulo ao trabalho dos colegas”, definiu.

Outra questão em andamento é a aquisição e distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos AFFA em atividade. Após adquirir os materiais ficou acertado de que o coordenador do Conselho de Delegados Sindicais, Janus Pablo, entrará em contato com todas as Delegacias Sindicais, afim de buscar identificar o melhor local para entrega desses equipamentos.

Sobre esse assunto, vale ressaltar que a iniciativa do Sindicato não é a de substituir o trabalho que deve ser feito pelo Governo Federal, de garantir a proteção dos servidores que atuam em atividades essenciais, entre eles os AFFAs. O que a entidade está organizando neste momento é uma ação pontual de socorro aos colegas que se encontram em locais onde ainda não houve a distribuição dos equipamentos de proteção individual por parte do MAPA ou de empresas contratadas pelo Executivo para tal finalidade.

A próxima reunião foi agendada para terça-feira (14/4), às 8h30.
  

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573