Reunião sobre auditorias internas no DIPOA

Reunião promovida pela DAE (Divisão de Auditorias em Estabelecimentos) debateu formas de harmonizar os procedimentos com foco na atuação do SIF, lotado junto às plantas de produtos de origem animal.

O diretor de Política Profissional do Anffa Sindical, Antonio Andrade Junior, participou, na quinta-feira (3/10) da reunião promovida pela DAE (Divisão de Auditorias em Estabelecimentos) do DIPOA/SDA/MAPA, sobre harmonização de procedimentos com foco na atuação do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

Participaram os AFFAs (Auditores Fiscais Federais Agropecuários) que trabalham nas Seções de Auditorias em Estabelecimentos (SAE) de carnes e derivados sob inspeção permanente; a de carne sob inspeção periódica, pescados, ovos e derivados, e armazenagem e produtos não comestíveis; a de leite e derivados e mel e produtos de abelhas.

O chefe da DAE, AFFA Jean Felipe Gouhie, falou da importância do trabalho: “A DAE surgiu depois de 2017, junto com a regionalização e verticalização, no sentido de fazer a verificação na ponta e uma avaliação única que centralize os resultados”, disse.

Para o diretor de Política Profissional do Anffa Sindical, Antonio Andrade Junior, é essencial a realização de auditorias internas, na busca por uniformidade das atividades de fiscalização: “Do que ouvi na reunião, há recursos financeiros e apoio da Secretaria de Defesa Agropecuária para o desenvolvimento desse trabalho, porém, o déficit de AFFAs ainda impacta no resultado esperado. É uma realidade não somente do DIPOA, mas de vários departamentos e que precisa de solução”, frisou.