AFFAs recebem treinamento com apoio do Anffa Sindical

Curso oferecido pelo MAPA desde maio tem objetivo de uniformizar procedimentos de fiscalização em abatedouros e frigoríficos. Sindicato investiu na capacitação dos servidores

Está prevista para a segunda quinzena de agosto a última turma do curso oferecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA), com objetivo de uniformizar procedimentos de fiscalização em abatedouros e frigoríficos. O treinamento, que vem ocorrendo desde maio em turmas divididas em 100 alunos, contou com um investimento do MAPA de R$2,5 milhões, segundo informações da diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Ana Lúcia de Paula Viana, além de patrocínio do Anffa Sindical.

De acordo com o secretário de Administração, Luiz Gonzaga Matos, o patrocínio do Sindicato foi por meio da distribuíção de kits com caneta, bloco de notas, calendário, e outros materiais de suporte ao curso, além do oferecimento de “coffee break” durante todos os dias de treinamento.

“Além desse treinamento oferecido aos AFFAs, também apoiamos a reunião com todos os chefes da SDA para alinhamento estratégico que ocorreu em Brasília, e o treinamento oferecido a diretores e chefes de recursos humanos das SFAs, uma vez que, muitos dos temas debatidos nessas reuniões, foram de interesse da categoria”, explica o secretário.

Vale ressaltar que o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, compareceu no início dos treinamentos de todas as turmas, compostas em sua maioria por novos AFFAs, para apresentar o histórico da carreira, relembrar as principais conquistas da categoria e destacar os desafios e lutas em pauta, atualmente, como a busca por nivelamento salarial com as demais carreiras de Auditoria do serviço público federal e pela realização de concurso público.

Para Porto, o treinamento é uma conquista do Sindicato, uma vez que a uniformização de procedimentos é um pleito antigo dos sindicalistas. “O alinhamento das atividades é importante, pois assegura que os AFFAs cumpram as normas e a legislação vigente, garantindo segurança alimentar, saúde pública e um serviço de excelência à sociedade brasileira”, afirma o presidente.

Na última quarta-feira (17/07), durante reunião com diretores, secretários e delegados do Anffa Sindical, a diretora do Dipoa, Ana Lúcia Viana, agradeceu o apoio que o Sindicato tem dado para a realização dos treinamentos.

“O Sindicato tem sido fundamental em nos ajudar a apoiar os colegas que estão na ponta”, afirmou, na oportunidade. A diretora explicou que o curso, acima de tudo, tem o intuito de “aprimorar o senso crítico dos AFFAs”, além de aproximar os colegas da base e diretores. 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573