Concurso cultural: Sherlocão é o mais novo mascote do Anffa Sindical

Os filiados do Anffa Sindical votaram e escolheram o nome do mais novo mascote da entidade, que será batizado com o nome de Sherlocão. O personagem irá simbolizar os cães que atuam em diversos aeroportos, portos, postos de fronteira e Correios, diminuindo o risco de entrada de diversos produtos que possam ameaçar o setor agrícola e agropecuário, além de impulsionar as divulgações das ações dos AFFA à mídia.

Desde o dia 03 de setembro, a Diretoria de Comunicação e Relações Públicas (Dcom) esteve promovendo o concurso cultural “Escolha o nome de nosso mascote”, para o personagem alusivo aos cães de detecção utilizados pelos AFFAs nas atividades do Vigiagro, desde 2016, que fiscalizam correspondências, cargas e bagagens em busca de produtos de origem animal e vegetal proibidos de entrarem no País.

No dia 16 de setembro, foi contabilizado no sistema 733 envios de sugestões por parte dos filiados. Destes, 411 foram aceitas e aprovadas pela banca examinadora, que é composta pelo diretor de Comunicação, Roberto Siqueira Filho, pelo representante da agência Livre Up, Max Duarte, e pelo AFFA condutor de cães de detecção em ações de vigilância agropecuária, Ângelo de Queiroz Maurício, obedecendo as regras estabelecidas no regulamento da promoção.

Após esta seleção, a banca divulgou os 5 nomes mais bem classificados, que foram eles: Lex, Mel, Sherlocão, Teca e Zen. Após esta etapa final de votação, com 42.53% dos votos, o filiado escolheu Sherlocão como o nome vencedor. Confira abaixo a porcentagem dos demais nomes propostos.

De acordo com o diretor da DCom, Roberto Siqueira Filho, o personagem vem para acompanhar a equipe de AFFAs, Pedrão e Martinha, que já fazem parte das peças publicitárias da entidade. “O Sherlocão vem para acompanhá-los nas atividades de fiscalização nos mesmos moldes que os verdadeiros AFFAs estão realizando, a partir da adoção dos cães de detecção nas ações de inspeção de cargas e bagagens no Vigiagro. Esse tema, especialmente o trabalho dos cães, tem uma aceitação muito grande por parte da mídia e da população em geral, em razão da empatia com os animais. Sendo assim, o Anffa Sindical idealizou e vai utilizar, a partir de agora, o Sherlocão em algumas de suas peças publicitarias para ajudar a divulgar e a valorizar os Auditores Agropecuários em suas ações”, contou.

O sortudo da vez, que teve o seu nome de sugestão escolhido pelos examinadores e com o maior número de votos entre os filiados, é o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Sérgio Antônio de Sousa, que é engenheiro agrônomo, e está lotado na Unidade Técnica Regional de Agricultura de Divinópolis, Minas Gerais. O AFFA será premiado com um notebook da marca Lenovo (modelo Yoga 520 2 em 1, processador Core i3-7100U, 4GB de memória RAM, disco rígido com 500GB e tela de 14”). O Anffa Sindical entrará em contato, ainda hoje, com o ganhador e fará, futuramente, em data e local a ser acertada com a Comissão e o AFFA, a entrega.