Direx assiste à apresentação do Manual de Gestão da Qualidade

Trabalho finalizado deve ser encaminhado até sexta-feira (04/07) para aprovação da Presidência do Anffa Sindical. Objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é preparar o Sindicato para a certificação ISO 9001/2015

A Diretoria Nacional Executiva (Direx) assistiu, na manhã desta quarta-feira (02/07), à apresentação do Manual de Gestão da Qualidade, resultante do trabalho da Atual Consultoria e dos próprios colaboradores do Anffa Sindical.

De acordo com o consultor responsável pelo trabalho, Marisalvo da Silva, o objetivo do manual é implantar o Sistema de Qualidade da Gestão (SGQ) afim de preparar o Sindicato para a certificação ISO 9001/2015.

“A ideia hoje é fazer uma prestação de contas desse trabalho que começa a pavimentar os processos de trabalho dentro do Anffa Sindical de modo que haja uma manutenção de uma certificação pela norma ISO 9001/2015”, explica o consultor.

De acordo com Marisalvo, ainda existem algumas lacunas, nesse primeiro momento, que deverão ser discutidas e tratadas, mas a definição da estrutura organizacional do SGQ, tal como os papéis de autoridades e as responsabilidades de cada colaborador, já foram definidos.

“Foi feito um curso com os colaboradores para que tivessem noção e pudesse interpretar a NBR ISO 9001/2015, além de se conscientizarem sobre as vantagens do SGQ. Com o Sistema, o trabalho dentro do Sindicato pode ser estruturado, mensurado e melhorado. Esse é o foco principal”, argumenta o consultor.

Ainda segundo Marisalvo, a previsão é de que o Manual seja encaminhado para aprovação do presidente Maurício Porto até esta sexta-feira (04/07), já com a assinatura dos diretores sobre os trabalhos dos seus respectivos departamentos.

O secretário de Planejamento Estratégico do Sindicato, João Caldas, afirma que, assim que aprovado, o Manual deve ser divulgado a todos.