Nota em resposta à mensagem da CGAP

O ANFFA Sindical vem se manifestar a respeito do comunicado CGAP nº 281 encaminhado para o e-mail dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no dia 04 de outubro, às 19h.

O que causa estranheza, caso ainda não esteja bem claro para a atual gestão, é a culpabilização do sistema de defesa agropecuária e dos servidores da casa pelas mazelas provocadas pela má gestão que a pasta tem suportado por anos.

São anos de gestão autoritária, centralizadora, sem investimentos em sistemas de informação confiáveis e efetivos, sem reposição do quadro de pessoal, com constantes contingenciamentos de recursos e com nomeações de chefias sem qualquer critério meritocrático.

Ficamos satisfeitos em saber do compromisso público da gestão com o atendimento às bases constitucionais do nosso país, preservando as competências de Estado e o interesse público, acima do privado.

O ANFFA Sindical tomou conhecimento das informações disponibilizadas recentemente na página do MAPA, mas, entretanto, a expectativa dos AFFAs é de que possamos ter efetiva participacao na construção da proposta de reestruturação da defesa agropecuária.

Não queremos ser apenas informados.

Uma vez que o comunicado da Coordenação Geral de Administração de Pessoas (CGAP) faz menção à abertura de diálogo, solicitamos audiência com o Sr. Ministro de Estado da Agricultura, com o Sr. Secretário Executivo e com o Secretário de Defesa Agropecuária para esta sexta-feira próxima, dia 6/10, às 9h, visando apresentação dos contrapontos elaborados pela representação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários à proposta de modernização da defesa agropecuária apresentada pela consultoria externa.

Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários, profissionais com a maior capacidade técnica em assuntos relacionados à defesa agropecuária no Brasil, ainda acreditam no diálogo e na implementação das transformações que real e efetivamente, venham a modernizar não só a Secretaria de Defesa Agropecuária como, acreditamos, todas as atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.