Importância da defesa agropecuária é tema do VII painel do Conaffa

Nesta quinta-feira (27/10) pela manhã, a defesa agropecuária na valoração do patrimônio agropecuário nacional foi o assunto abordado durante o VI Conaffa.

Foto: Ronaldo Almeida

Dando andamento ao VI Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VI Conaffa), o Painel VII “A Importância da Defesa Agropecuária na Valoração do Patrimônio Agropecuário Nacional”, moderado por João Carlos Aranha, delegado sindical de Rondônia, trouxe para o debate, atribuições e alternativas para valorizar o patrimônio agropecuário. 

Para abrir o painel, o representante da coordenação geral do Vigiagro, Marcos Eielson, contou a história de surtos e pestes que atingiram o Brasil desde 1881, enfatizando a importância da defesa agropecuária atualmente. Com isso, Marcos Eielson, também abordou a diferença entre o comércio regular e irregular, explicando sobre certificação, licença, riscos e interesse público. 

Além disso, o representante falou sobre o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira 2020), o qual ele é gerente. “O objetivo do programa é estabelecer um sistema integrado, não somente entre os órgãos de defesa agropecuária, mas também com os de segurança pública, defesa nacional, policiais, fiscalização do meio ambiente, entre outros”, explicou. Por fim, apresentou algumas das fiscalizações que o Programa realizou desde 2022, apontando um total de 3.650 veículos e 417 propriedades fiscalizadas, além de 434 autos de infração e um prejuízo estimado de R$ 25 milhões aos infratores. 

Em seguida, o coordenador geral de Sanidade Animal do MAPA, Jorge Caetano, demonstrou os elementos que formam o patrimônio agropecuário nacional, representados pelo conhecimento, pelos recursos naturais e pelas políticas públicas e privadas. Além disso, o coordenador apresentou o valor do patrimônio agropecuário. “A participação do agro no PIB brasileiro é de, em média, 23% ou R$ 2,0 trilhões. É um patrimônio que ajudamos a preservar”, afirmou. 

Para encerrar o painel, o médico veterinário, professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UNB), Cristiano Barros de Melo, parabenizou o serviço do auditor fiscal federal agropecuário, enfatizando o trabalho da fiscalização, durante a pandemia de COVID-19, que esteve presente no país nos últimos anos.

Ademais, o professor apresentou a contribuição da UNB para a melhoria dos temas abordados. “Nós temos trabalhos em andamento sobre vigilância e defesa agropecuária, inspeção de alimentos, trânsito animal, cães detectores e defesa alimentar. Temos 278 citações em 17 artigos científicos espalhados pelo mundo. Um trabalho em conjunto com todos vocês”, encerrou. 

Veja a íntegra do Painel VII: A Importância da Defesa Agropecuária na Valoração do Patrimônio Agropecuário Nacional

Painel VII: A Importância da Defesa Agropecuária na Valoração do Patrimônio Agropecuário Nacional

Painel VII: A Importância da Defesa Agropecuária na Valoração do Patrimônio Agropecuário Nacional

Painel VII: João Carlos Aranha / ANFFA Sindical

Painel VII: João Carlos Aranha / ANFFA Sindical

Painel VII: Marcos Eielson / DSA – MAPA

Painel VII: Marcos Eielson / DSA – MAPA

Painel VII: Cristiano Barros de Melo / UnB

Painel VII: Cristiano Barros de Melo / UnB

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573