V Conaffa: minicursos encerram com missão aos participantes

Os temas que foram foco dos minicursos ministrados suscitaram muitas inquietações e ideias que serão ampliadas e/ou reforçadas a partir de agora dentro das atividades sindicais.

Foi nessa percepção, que os participantes encerraram entusiasmados esta etapa da programação. Para o debatedor do minicurso “Liderança – Formação a partir da História do Movimento Sindical”, o AFFA Alexander Dornelles, “debater esse assunto é uma oportunidade de observar a priorização da formação de líderes dentro do Sindicato por acreditar neste potencial”.

Já o responsável pelo minicurso sobre “Mobilização – Trabalho de Base com Educação Popular”, Thomaz Jensen, disse que o evento serviu para alargar a visão de mundo dos participantes, de modo a se situarem melhor na hora da tomada de algumas decisões. “Descobrimos juntos a importância de dinamizar o fluxo de informação para as regiões do interior, posicionar o AFFA como protagonista para que ele faça bem esse trabalho da mobilização e, principalmente, que esse AFFA tenha a conscientização do processo de mobilização. Que tudo que ele vá fazer tenha uma tomada decisão consciente”, disse.

Por fim, Alexandre Ferraz, debatedor do minicurso “Atividade Parlamentar – Conhecer o Estado para influenciar a Política”, lembrou que o evento ajudou a aperfeiçoar um caminho que já vem sendo percorrido pela categoria. “O foco é ver os atores envolvidos e buscar elementos para influenciá-los e saber como. Muitas vezes, esse movimento passa pela Casa Civil, pelo Congresso Nacional, onde as decisões são tomadas”, complementou.

Confira aqui os depoimentos de parte dos participantes de cada minicurso:

Minicurso sobre “Mobilização – Trabalho de Base com Educação Popular”

Fábio Scalzo

delegado eleito de MG

“Foi importante porque conhecemos como funciona a história do sistema político, aprendemos sobre o surgimento do Estado, o conceito de democracia e começamos a desenhar formas de defender nossos posicionamentos dentro desse conteúdo legislativo com objetivo de garantir direitos historicamente conquistados”

Pedro Paulo Mota

delegado eleito, da BA

“O minicurso poderia ser mais objetivo, mais prático. Apesar de que a teoria apresentada foi muito boa”.

Erica Nishimoto

delegada eleita, do PR

“Esse é meu primeiro Congresso e está tudo muito proveitoso. O minicurso foi muito bom porque dá para usar tudo o que foi apresentado. Foi uma atualização da situação política brasileira”.

Minicurso sobre “Mobilização – Trabalho de Base com Educação Popular”

Edimilson Silva

delegado eleito, de GO

“O primeiro dia foi muito produtivo. Tiramos muitos ensinamentos para levar para as bases”.

Samira El Tassa

delegada eleita, do PR

“Achei interessante porque teve boa participação da maioria. Foi interativo e muitas questões importantes foram levantadas e debatidas”.

Fernando Gomes

delegado eleito, do CE

“Foi proveitoso. Principalmente, nos que diz respeito à organização junto aos filiados”.

Minicurso “Liderança – Formação a partir da História do Movimento Sindical”

Manoel Mendes

delegado sindical, do AC

“Foi excelente. O aprendizado foi muito bom porque precisamos formar lideranças para convencer os demais colegas que não estão sindicalizados e também para que os filiados participem mais das atividades sindicais”.

Camila Santos

delegada eleita, do PR

“Foi enriquecedor e com elementos práticos para levarmos para nossa vida e para as atividades sindicais”.

Jeferson Jacó Fuck

delegado eleito, do PA

“Valeu a pena. Aprendemos a importância de liderar pessoas em prol de um bem comum do Sindicato, o que resulta na mobilização”.

Programação - No período da tarde, os congressistas retomaram a apreciação de teses dentro das oficinas: “Organização e Administração Sindical”, “Consciência Sindical: Formação e fomento da participação do filiado” e “Valorização da Categoria”.