Aposentado tem posição estratégica no cenário de mobilização

Hoje, 24 de janeiro, comemora-se o Dia do Aposentado. Fundamentais na constituição do Anffa Sindical, os Affas aposentados foram responsáveis pelos marcos da carreira. Neste momento em que os AFFAs se encontram, mobilizados pela reestruturação da carreira, conversamos com alguns atores importantes que contribuíram para que o Anffa Sindical chegasse até aqui.

AFFA aposentado José Mascarenhas Junior, de Minas Gerais, recorda os trâmites protocolares pelos quais o Sindicato passou desde sua fundação até os dias de hoje. “O Anffa Sindical é oriundo de nossa Associação Nacional, daí a sigla ANFFA (Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários). A mudança da Associação para Sindicato foi uma exigência que tivemos que atender pois o Governo Federal, na época, só negociava com Sindicatos. Este breve histórico serve para mostrar que nossa luta vem de longe e que os aposentados passaram por muitas batalhas, com muitas conquistas”, pondera.

Junior avalia que a experiência dos colegas pode ser uma ferramenta importante para as atividades do presente. “Podemos oferecer nossa experiência obtida em movimentos anteriores como um estímulo para aqueles que hoje têm que enfrentar todos os percalços inevitáveis num movimento como o que estamos passando.” O aposentado destaca ainda uma importante atividade que pode ser desenvolvida por ativos e aposentados, o trabalho de bases: “Devido à nossa disponibilidade maior de tempo, como aposentados, é fundamental a nossa atuação com contatos políticos em busca de apoio às nossas reivindicações, o que fortalece o trabalho dos colegas ativos.”

Oscar Rosa foi Coordenador Geral do Vigiagro durante seis anos, aposentou-se como chefe substituto da Uvagro Aeroporto de Brasília, e concorda com Mascarenhas Junior ao afirmar que os AFFAs aposentados trazem naturalmente experiência profissional, técnica e sindical para o desenvolvimento das atividades da classe. Para ele, podem contribuir ativamente se engajando na luta da carreira, pois “representam motivação para os mais jovens e demais filiados, pela postura com a qual se dedicam e contribuem, seja na participação em chapas para a direção estadual ou nacional, seja na participação nas assembleias, eventos, atos públicos e grupos de trabalho para assessorar os dirigentes sindicais nas tomadas de decisão."

Oscar finaliza ao relembrar que, desde o início da organização da categoria, inúmeros colegas, hoje aposentados, atuaram decisivamente em avanços significativos para a carreira, e finaliza: “Não apenas neste momento, mas constantemente, o AFFA aposentado representa uma força de trabalho estratégica para o Anffa Sindical.”