Desestruturação do sistema de inspeção preocupa

Moção contra medida foi proposta por higienistas durante congresso

Uma moção de alerta para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi feita pelos participantes do XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, realizado entre 30 de abril e 03 de maio em Maceió (AL). Documento enfatiza os perigos do desmantelamento do sistema de inspeção de alimentos no Brasil

O evento foi organizado pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, o Cbmvha, e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) teve participação ativa nas palestras.

"Vemos com preocupação as alterações que acontecem ao longo do tempo para flexibilizar algumas áreas da inspeção", diz o tesoureiro do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (Cbmvha), que organizou o evento, Ronaldo Gil. "O principal objetivo do documento é fazer um alerta para a ministra e para o governo como um todo sobre uma visão que é unânime entre os participantes do Congresso", continua.

O especialista pontua que apesar da necessidade de se diminuírem os gastos públicos do País, não se pode fragilizar o serviço de inspeção sem uma avaliação adequada sobre os impactos negativos. "Queremos que haja uma avaliação mais criteriosa sobre a contratação de profissionais. Precisamos repor as perdas que tivemos, especialmente na área de auditoria", conta.

"O desmantelamento da máquina administrativa e técnica – principalmente do Ministério da Agricultura, mas também dos órgãos estaduais que controlam a saúde animal – pode ter uma repercussão muito ruim em relação às doenças que já temos no país e às doenças que ainda podem entrar", finaliza.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe Feed&Food

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573