Duas brasileiras sustentam a avicultura nacional na raça

Por: Antonio Araujo Andrade Júnior*

Trabalhos exaustivos, com folga apenas um final de semana por mês, ambiente enclausurado, metas inalcançáveis, risco de assalto, salários defasados em mais de 40% e sem remuneração por horas extras.

Não estamos falando de mais uma cena de trabalho análogo à escravidão, bem poderia ser, mas trata-se da rotina na unidade de biossegurança máxima em saúde animal, localizada no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (LFDA-SP/Mapa), em Campinas, São Paulo. Único na América Latina, autorizado pela Organização Mundial de Saúde Animal, a diagnosticar a Influenza Aviária, conhecida como gripe aviária.

Lá, trabalham dezenas de servidores. Entre eles, duas Auditoras Fiscais Federais Agropecuárias (Affas) coordenam um pequeno grupo que trabalha initerruptamente, realizando diagnóstico da gripe aviária. Outras quatro servidoras não conseguiram continuar. Se as duas Affas adoecerem, o diagnóstico para.

O laboratório onde deveria atuar a força nacional de segurança pública foi invadido 38 vezes por bandidos, nos últimos cinco anos, por falta de investimento em segurança. Em três delas, à mão armada, com troca de tiros e seguranças privados baleados. A última ocorreu em plena luz do dia, às 8h, quando os servidores do LFDA-SP chegavam para a jornada diária.

O quadro de falta de auditores agropecuários, de defasagem salarial e de carência de recursos para a Secretaria de Defesa Agropecuária chegou a um nível alarmante. E não é diferente nos aeroportos e laboratórios envolvidos na prevenção da Peste Suína Africana – doença fatal, capaz de dizimar rebanhos suínos.

Em 2001, quando a produção bruta da agropecuária nacional era de aproximadamente, R$400 bilhões, cerca de 2.600 Affas atuavam no país. Em 2023, com produção estimada em R$1,3 trilhão, são 2.427 Affas em atividade. O orçamento destinado à Defesa Agropecuária caiu cerca de 52%, de 2015 a 2023. O gráfico do orçamento é uma gangorra. Picos nos anos de focos de doenças, da febre aftosa por exemplo, e quedas nos anos seguintes.

No Seminário sobre Defesa Agropecuária (Sedagro), promovido recentemente, pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Talita Priscila Pinto, pesquisadora do Centro de Agronegócio da FGV Agro, avaliou que os prejuízos diretos e indiretos com a entrada da influenza aviária na avicultura industrial brasileira chegariam a R$ 13,5 bilhões, com perdas de cerca de 46 mil empregos.

No mesmo seminário, Anderlise Borsoi, diretora substituta do Departamento de Saúde Animal do Mapa, alertou que o quanto antes for detectada a Influenza em aves silvestres ou livres, maior a possibilidade de se evitar que chegue aos planteis industriais e assim minimizar prejuízos. Essa prevenção se faz por coleta de amostra e análise laboratorial. Somente este ano, já foram realizados mais de 40 mil diagnósticos.

Se autoridades públicas e representantes do setor produtivo concordam que ficou inviável sustentar a falta de auditores agropecuários, difícil manter salários defasados e o orçamento magro da Defesa Agropecuária, passou da hora de sair do modo apoio para o comprometimento, de emprestar o capital político em favor dessa pauta. Essa não é somente uma pauta sindical, mas de todos os cidadãos brasileiros que poderiam ser impactados por eventos sanitários, de proporções econômicas graves para o país.

*Diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), auditor fiscal federal agropecuário e médico veterinário

**Os artigos publicados não traduzem a opinião do Anffa Sindical. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos temas sindicais e de refletir as diversas tendências do pensamento.