Dia do Consumidor: saiba a importância de comprar mel com procedência e suas vantagens

Fonte de vitamina C, anti-inflamatório e antibiótico, dentre outras propriedades, o mel é repleto de vantagens ao organismo humano, e tem uma produção cada vez maior no Brasil 

Um dos produtos mais populares no Brasil, o mel traz consigo múltiplos benefícios, além de funcionalidades. As propriedades do mel não são nenhuma novidade ao brasileiro. Quem nunca ouviu de sua avó que uma colher de mel resolveria a gripe? Ou, então, que tomar chá de limão e mel aliviaria uma dor de garganta? A verdade é que, sim, o mel tem propriedades que ajudam a amenizar esses casos, mas as vantagens vão muito além. Na semana do consumidor, trazemos informações importantes para a escolha do produto.  

Nas últimas duas décadas, de 2002 a 2022, o Brasil viu sua produção de mel quase duplicar. Segundo o IBGE, a produção passou de 24.028 toneladas para 60.966 toneladas neste período. Uma das características principais do mel é a sua imensa variedade de gostos e colorações. O que dita essa diferença é a florada com que ele foi feito. A florada, por sua vez, depende de qual região do país é proveniente e em qual época do ano ocorreu. “Se a gente falar do mel de laranjeira, ele tem que ter o pólen da laranjeira. Mas pode ocorrer também de uma abelha coletar o néctar de uma determinada planta e visitar outra flor para pegar o pólen, então pode ser que haja uma mistura”, explica a auditora fiscal federal agropecuária, Edna Miura. 

O mel silvestre, por exemplo, além de ser o mais vendido e encontrado nos mercados brasileiros, é nascido de uma mistura de florada conhecida como “origem multifloral”. Devido a isso, é possível notar variações, especialmente de cor, de um mel silvestre para outro, ainda que tenham o mesmo nome. Seguindo a mesma linha, outros apícolas também têm sua variedade, como é o caso do extrato de própolis e da geleia real. 

De forma comprovada, o mel carrega importantes propriedades ao organismo humano, como anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Ainda é rico em minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, além da vitamina C. A longo prazo, o mel auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, promove uma produção maior de serotonina, e, de bônus, deixa a pele mais saudável e se trata de uma excelente fonte de energia, especialmente antes de praticar esportes ou atividades físicas. 

Garantia de qualidade 
Segundo o auditor agropecuário Verlaine Lima, geralmente a adulteração do mel acontece com a adição de sucralose ao produto, o que a olho nu não é possível perceber. Nas redes sociais, é comum ver vídeos caseiros para testar se um mel é puro. “Teste do palito, água no mel, e outros não possuem evidências científicas. Portanto, não confie nessas dicas. O ideal é comprar o produto certificado e com procedência”, alerta o auditor.
 
Antes de adquirir o mel, é importante assegurar que o produto foi fiscalizado durante sua produção, pois se trata de produto considerado de grande facilidade para adulteração. A presença do “Selo SIF” nas embalagens, por exemplo, já garante uma procedência segura do produto. Trata-se de uma garantia de segurança do alimento por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio dos auditores fiscais federais agropecuários. 
 
A fiscalização por parte dos auditores agropecuários reflete em uma maior confiabilidade de países estrangeiros nos produtos exportados do Brasil. Quando se trata de mel, isso é um fator crucial. “Oitenta por cento, ou talvez até um pouco mais, do mel produzido sob inspeção federal do Brasil é exportado. Nós vendemos a maior parte, a menor fica aqui. Nós temos grandes compradores, como Estados Unidos, Alemanha e a China. Embora não se compare a outros produtos da nossa cadeia de exportação, ele também ajuda nossa balança comercial. O Brasil é um grande exportador de mel”, celebra Lima.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573