Ministério da Gestão autoriza 200 vagas de concurso para Auditores Agropecuários

“Recebemos com satisfação a autorização por parte do MGI, mas ao mesmo tempo, a categoria sente-se decepcionada com o número reduzido de vagas", disse Janus Pablo, presidente do Anffa Sindical.

Acaba de ser noticiada pela Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck a abertura de 200 vagas para provimento em cargos efetivos para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

Nos últimos anos o Sindicato tem lutado pela concretização de duas pautas prioritárias: a reestruturação remuneratória da carreira, e a realização de concursos públicos. Com esse objetivo, foram realizadas reuniões com deputados, senadores, ministros e entidades privadas do setor agropecuário a fim de obter apoio para a realização da pauta junto ao governo.

Em 2022 a ex-ministra da agricultura, Tereza Cristina, já sensibilizada pela pauta por meio do trabalho sindical, enviou um ofício ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, manifestando sua preocupação com as consequências negativas que poderiam decorrer da continuada ausência de reforço dos quadros do MAPA. Demais documentos similares foram encaminhados à Casa Civil e ao antigo Ministério da Economia – atual MGI – e mesmo com dados que comprovaram um déficit de quase 40% de Auditores Agropecuários, a pauta não evoluiu.

Durante o governo de transição, (2022-2023), o Anffa Sindical trabalhou ativamente para demonstrar ao novo governo a necessidade legítima de recomposição do quadro de pessoal do Ministério, ocasião na qual novamente foram apresentadas métricas e atualizados os números de servidores em diversos departamentos.

Apesar de o total de vagas para Affa ser o maior dentre as carreiras do Ministério da Agricultura e Pecuária, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Janus Pablo, criticou o baixo quantitativo de postos autorizados.

“Recebemos com satisfação a autorização por parte do MGI, mas ao mesmo tempo, a categoria sente-se decepcionada com o número reduzido de vagas” , pontuou. “Segundo análise do próprio MAPA, o déficit de Affas chega a 1.740 servidores, de modo que a quantidade de vagas autorizada não soluciona o problema de forma definitiva”.

A Ministra mencionou em sua fala que a ausência de concursos no último governo precarizou os órgãos e ministérios de forma generalizada, mas que o governo tem trabalhado em uma força-tarefa a fim de seja possível realizar os certames ainda neste ano para que o provimento dessas vagas aconteça até o fim de 2023.

Janus Pablo finalizou afirmando que o Anffa Sindical pleiteará, a partir de agora, a retomada de concursos regulares para a carreira, assim como a autorização para concursos de remoção.

Clique aqui e assista a entrevista coletiva que noticiou o fato, na íntegra.