77 % dos Auditores Agropecuários aprovam proposta de reajustes assistenciais feita pelo governo

Image by pressfoto on Freepik

Aconteceu durante todo o dia de hoje (18) a votação eletrônica dos filiados ao Anffa Sindical a respeito da proposta de reajuste de benefícios assistenciais apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) no último dia 10/04, na qual o governo apresentou o Termo de Compromisso da Campanha Salarial de 2024.

Por um total de 645 votos a favor, 175 contrários e 15 abstenções a proposta foi aprovada. De acordo com o documento do MGI foi apresentada a seguinte possibilidade de reajuste:

• Auxílio alimentação, de R$ 658 para R$ 1 mil;

• Auxílio-saúde, de R$ 144 para R$ 215;

• Auxílio-creche, de R$ 321 para R$ 484,90.

Nesse contexto foram retirados da proposta os reajustes nominais às carreiras. Por outro lado, o MGI reiterou o compromisso de tratar da recomposição salarial e da reestruturação de forma particular com cada carreira, assim como certificou a intenção de abrir as negociações com as 60 categorias faltantes.

Ainda no mesmo Termo constava a cláusula segunda, a qual determinava que “durante o processo de negociação, a interrupção total ou parcial dos serviços públicos implicará a suspensão das negociações em curso por uma categoria.” Após pressão das entidades representativas dos servidores, a cláusula foi retirada.

Com isso, o Termo de Compromisso será assinado pelos representantes dos servidores e remetido ao MGI, a fim de que a implementação dos benefícios se dê já no mês de maio.