Anffa Sindical comemora o Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário em evento no MAPA

A solenidade contou com apresentações, palestra e o lançamento do selo em homenagem a data, em parceria com os Correios

Foto: Anffa Sindical

O Anffa Sindical realizou, nesta quinta-feira (29/06), a cerimônia em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário. A solenidade aconteceu no auditório Olacyr de Moraes, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e contou com apresentações, palestra e o lançamento do selo em homenagem a data, em parceria com os Correios.

O Presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, abriu a cerimônia relembrando conquistas recentes da carreira e parabenizando os colegas. "Sou Auditor Agropecuário com muito orgulho. Hoje, parabenizo todos meus colegas affas, ativos e aposentados".

Janus Pablo ainda falou sobre assuntos importantes em relação à carreira, como a abertura de 200 vagas de concurso público para auditores agropecuários. “Estamos negociando o chamamento de mais 200 auditores dentro do prazo do concurso, ou seja, seria um total de 400 nomeações, de forma escalonada, o que nos daria um respiro”. O Presidente do Sindicato também citou a caminhada para as mesas de negociação com o Governo Federal. “Queremos que o governo olhe para a importância e a peculiaridade do nosso setor. Nosso objetivo é buscar o nivelamento da nossa carreira com as carreiras do ciclo de auditoria”.

Por fim, Janus Pablo, falou sobre o financiamento das ações de defesa agropecuária e a reabertura do fundo agropecuário. “A pauta foi tratada no encontro com o senhor ministro Fávaro na semana passada, ocasião em que sugerimos manter o fundo com a arrecadação de taxas provenientes de registros de produtos e empresas para fins de produção e comércio”.

Esteve também presente no evento, o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, que parabenizou todos os auditores agropecuários. “Hoje é o dia em que celebramos o esforço e valor de desempenho que executamos todos os dias. É uma carreira que trabalha uma das atividades econômicas mais importantes do país, pois essa função garante a segurança do alimento do Brasil”.

Já o Secretário Executivo Adjunto do MAPA, Cleber Oliveira Soares, falou sobre a importância do auditor agropecuário em relação a detecção de influenza aviária no país. “É redundante falar sobre a excelência desta carreira, basta observar o risco que estamos vivendo hoje com a influenza aviária e a prontidão a qual todos vocês trabalham para combatê-la. Hoje, parabenizo cada auditor fiscal federal agropecuário pelo seu empenho em prol do crescimento do país.”

Em seguida, a pesquisadora Talita Priscila, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou uma palestra com o tema “Impactos Econômicos Derivados da Atuação dos Affas para a Economia Brasileira”. O objetivo foi avaliar os impactos decorrentes da atuação dos Affas em termos de custo evitado e os impactos socioeconômicos gerados pela ocorrência de eventos de sanidade animal ou vegetal em território brasileiro.

Durante a palestra, a pesquisadora informou a importante contribuição dos auditores agropecuários para  o valor das exportações do agronegócio brasileiro. As exportações atingem um valor de R$ 766,1 bilhões por ano e a contribuição dos Affas atinge 8,68% deste número, chegando a R$ 72,5 bilhões. Ao acumular o número da exportação com a produção, o valor chega a R$ 141,2 bilhões.

Para finalizar, o Anffa Sindical presenteou os secretários e auditores agropecuários, com o selo em comemoração ao Dia do Affa, em parceria com os Correios.  O selo contém o nome da carreira e a data da comemoração e poderá ser colecionado ou usado em envios.

Ilustração do selo comemorativo

Janus Pablo, Presidente do Anffa, em discurso