Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Anffa Sindical judicializa contratação de temporários

Sindicato realiza mobilização nesta terça e quarta-feira (8 e 9/8) por concursos públicos

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) entrou com mandado de segurança contra ato dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que autorizou a contratação de 300 médicos veterinários para atuação temporária na fiscalização agropecuária. A portaria objeto de contestação foi publicada no último dia 19.

O Anffa Sindical questiona, no mandado, a urgência da contratação e alega que ela não resolve o atual problema da fiscalização agropecuária. “Desde 2012 o Mapa sabe que há um déficit de pessoal na fiscalização. Naquele ano, aliás, assinou acordo com o Ministério Público para recompor o quadro. Além do mais, a fiscalização agropecuária que eles alegam que os médicos veterinários temporários farão não pode ser feita por profissional que não seja de carreira, que não tenha poder de polícia”, afirma o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

O presidente da entidade também critica outra portaria dos ministérios, a qual autoriza a realização de concurso público para o preenchimento de 300 vagas de Affas médicos veterinários. “Nossa defasagem é de 1.600 profissionais, a quantidade e a exclusividade de médicos veterinários desse concurso só atendem ao mercado, e não à necessidade da segurança alimentar do brasileiro”, afirma Porto. A carreira de Affas é composta, também, por engenheiros agrônomos, químicos, farmacêuticos e zootecnistas. “Há diversos postos de fiscalização agropecuária sem auditores. Esses postos formam uma barreira natural à entrada de pragas e doenças que podem atingir a saúde dos brasileiros, a nossa agricultura e pecuária, gerando enormes prejuízos humanos e econômicos”, explica.

Semanalmente, desde o dia 17 de julho, os Affas vêm fazendo mobilização contra as medidas. Durante as manifestações, os auditores não acessam os sistemas do Mapa. O atendimento ao cidadão e às cargas de perecíveis não tem sido afetado, por enquanto. “Nossa intenção é pressionar o Mapa para que desista de contratar profissionais temporários e convoque concurso para a recomposição do quadro”, ressalta Porto.

A mobilização desta semana ocorrerá nesta terça (8) e quarta-feira (9).


Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Informações para a imprensa:
RP1 Comunicação Brasília
Juliana Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.– (61) 9115-5983
Regina Trindade – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9115-5980
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665

 

Replicações na Mídia:

G1.COM

Grupo Cultivar

Revista Globo Rural

Canal Rural

ISTO É

Beef Point

Valor

Grupo Cultivar

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548