Conheça as características da espécie Trinta-réis, ave marinha encontrada com influenza aviária no Espírito Santo

Foto: Freepik

Nesta segunda-feira (15/05), o Ministério da Agricultura e Pecuária alertou a contaminação das aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como Trinta-réis-bando, pelo vírus da influenza aviária. As aves contaminadas foram encontradas no litoral do Espírito Santo.

Trinta-réis-bando pode medir entre 34 a 45 centímetros de comprimento, com envergadura em torno de 84 a 90 centímetros e peso entre 180 e 300 gramas. Sua cabeça é branca com nuca e auriculares enegrecidos. Possui dorso cinza pálido e partes inferiores brancas. As primárias com pontas externas negras e internamente mais claras. Pernas pretas, bico amarelo e olhos castanhos escuros.

De acordo com site especialista no Brasil, a espécie possui ninho do Espírito Santo a Santa Catarina. Na costa de São Paulo, pousa também em ilhas, ilhotas, lajes, rochedos, praias e nos bancos de areia ou arenosos de Iguape e Cananéia. Além disso, forma colônias reprodutivas em ilhas costeiras e “creches”. Apresenta, às vezes, colônias mistas com trinta-réis-real (Thalasseus maximus) e, ainda, associado trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea). Seu período reprodutivo ocorre de maio a setembro.

A espécie vive em pequenos bandos e já foi registrada em grande parte do litoral brasileiro. Sua alimentação é baseada na captura de pequenos peixes, lulas e crustáceos mergulhando no mar e em estuários, em pouca profundidade.

Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente aos órgãos estaduais de saúde animal ou às Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária ou por meio da plataforma e-Sisbravet.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573