Cerveja artesanal e industrial, há diferença entre elas?

A cerveja está entre as bebidas mais consumidas no Brasil. O país, inclusive, é o 3º no ranking mundial que mais consome a bebida. De acordo com a empresa de pesquisas Kantar, durante a Copa do Mundo o consumo da cerveja aumenta ainda mais. Afinal, futebol e cerveja gelada combinam demais com o Brasil. 

Para celebrar o clima da Copa do Mundo, o Anffa Sindical preparou uma série de informações e curiosidades sobre a bebida mais consumida no país. Você sabe qual é a diferença da cerveja industrial para a cerveja artesanal?

Conforme definido no art. 36, do Decreto nº 6.871, de 2009, cerveja é a bebida resultante da fermentação, a partir da levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou de extrato de malte, submetido previamente a um processo de cocção adicionado de lúpulo ou extrato de lúpulo, hipótese em que uma parte da cevada malteada ou do extrato de malte poderá ser substituída parcialmente por adjunto cervejeiro.

Portanto, a verdade é que, perante a Instrução Normativa 065/2019, que estabelece os padrões de identidade e qualidade para os produtos de cervejaria, não há diferenciação entre cerveja artesanal e industrial. O nome “cerveja artesanal” é apenas um adjetivo popular dado para as indústrias de pequeno porte, que também são registradas no Ministério da Agricultura (Mapa), assim como as de grande porte, ou seja, as “industriais”. 

De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário e delegado sindical de Goiás, Cândido Oliveira, as agroindústrias de pequeno porte são caracterizadas pela produção em menor escala, além do nível tecnológico inferior a empresas de médio ou grande porte. É importante lembrar que ambos tratam de cerveja, ou seja, precisam cumprir com o padrão de identidade e qualidade, estando registrado no Mapa.

Portanto, a diferença entre cerveja artesanal e industrial está apenas no tamanho da empresa, nunca na qualidade do produto. Ambas passam por vistorias, auditorias e fiscalizações realizadas por auditores agropecuários.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573