12 toneladas de polpa de frutas são apreendidas e descartadas em Sergipe

Segundo o  SIFISV/SFA-SE, responsável pela ação, o estabelecimento não detém registro no Ministério da Agricultura, além de não possuir infraestrutura básica para operar.

Foto: Divulgação

O Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Sergipe (SIFISV/SFA-SE) realizou, no município de Lagarto/SE, a apreensão de 12 toneladas de polpas de frutas impróprias ao consumo, produzidas em condições higiênico-sanitárias inadequadas.

A ação começou em uma força tarefa de fiscalização na área da produção de bebidas que ocorreu no estado de 12 a 16 de setembro de 2022. A atividade teve a participação de auditores fiscais federais agropecuários (affas) dos estados de Sergipe, Goiás e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, que, entre outras ações, autuou e apreendeu 12 toneladas de polpas de frutas impróprias ao consumo.

De acordo com o delegado sindical de Sergipe, Carlos Alexshander Borges, o estabelecimento não detém registro no Ministério da Agricultura, além de não possuir infraestrutura básica para uma indústria de produção de polpa de frutas. “O local tinha esgoto a céu aberto, foi observado a presença de pragas, as frutas não eram higienizadas adequadamente, os funcionários não possuíam roupas condizentes para o trato aos produtos alimentícios e nem treinamento e os tonéis para o acondicionamento das polpas estavam em situação totalmente inadequada”, explicou.

Em 25 de outubro as polpas de frutas foram descartadas no lixão do município, uma ação conduzida por uma equipe do SIFISV/SFA-SE às custas do infrator. O estabelecimento foi fechado e responde processo administrativo de auto de infração no SIFISV/SFA-SE.