Casos de doenças neurodegenerativas na Bahia não estão relacionados a “Vaca Louca”, afirma o Ministério da Agricultura

Em nota oficial publicada no dia 10/10/2022, às 18h36, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclarece sobre os casos noticiados na imprensa de doenças neurodegenerativas em Salvador e região metropolitana, na Bahia.

Segundo o Mapa, os casos de doenças neurodegenerativas investigados no estado da Bahia e veiculados na imprensa não estão relacionados à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - variante da DCJ (vDCJ), conhecida popularmente como Doença da “Vaca Louca”.

O Mapa reporta que, segundo o Ministério da Saúde, um caso está em investigação e ainda falta realizar exames para confirmação do diagnóstico.
Conforme o Mapa, as informações disponíveis, até o momento, indicam para um possível caso de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) esporádica, forma que não possui relação com a ingestão de carne e subprodutos de bovinos contaminados com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) clássica e que não é transmitida de forma direta de um indivíduo para outro.