CeNCD realiza Curso de Formação de Operadores de Cães de Detecção

Objetivo é treinar operadores para o uso de cães de detecção nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.

Foto: Anffa Sindical

Para auxiliar na segurança do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), o Centro Nacional de Cães de Detecção (CeNCD) está realizando, de 15 de agosto a 9 de setembro, o II Curso de Formação de Operadores de Cães de Detecção do MAPA, no Aeroporto Internacional de Brasília.

Na ocasião, estão sendo utilizadas duas pastores-belga-malinois, de nomes Frida e Vampi, e uma golden retriever, de nome Maggie, que serão enviadas para atuar no Aeroporto de Guarulhos e no Aeroporto Galeão. O aeroporto no Rio de Janeiro já disponibilizou o box que abrigará um ou dois cães para realizar a detecção. Já o aeroporto em São Paulo disponibilizará o local a partir de 12 de setembro.

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária (affa), Michaelle Martins, o treinamento está sendo altamente interessante. “Treinamos com os cães tanto na carga, quanto em bagagens, esteira de restituição e também bagagens de mão”. A affa, juntamente com os colegas de profissão, José Márcio Martins, Alexandre Canedo e Andreia Rezende, fazem parte da equipe do Aeroporto Galeão e estão em Brasília para serem orientados em relação ao manejo dos cães farejadores.

Já a agente de inspeção, Gisele Salvador, atua em Guarulhos e realizou o I Curso de Formação de Operadores de Cães de Detecção do MAPA, em 2021. A agente está acompanhando o II Curso para se atualizar de qualquer novidade e começar a fazer o uso do cão no próximo mês.

O curso é instruído pelo affa Romero Teixeira, e monitorado pela também affa Fabiana Martins, ambos do CeNCD, e responsáveis por selecionar e treinar cães e operadores que realizam o curso. Além disso, o técnico em fiscalização de Curitiba, João Gilberto Beggiora, também realiza o monitoramento do curso, por já atuar com cães no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

É importante lembrar sobre o PL 6028/19, que estabelece a obrigatoriedade do uso de cães farejadores pelo MAPA no combate ao ingresso de produtos de interesse agropecuário de uso proibido, restrito, controlado ou que ofereça risco agropecuário. Aguarda-se despacho às comissões. No momento o Projeto está no Senado. Relembre aqui.

I Curso de Formação de Cães Farejadores

O I Curso de Formação de Cães Farejadores aconteceu em outubro de 2021, para o treinamento de agentes do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), que iniciarão as inspeções no dia 12 de setembro. No treinamento, foram formados cinco servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e um servidor da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima.

O intuito, no momento, é realizar uma cooperação em relação ao canil do Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, para que haja o uso dos cães ainda em 2022 ou no primeiro semestre de 2023.