AACE promove seminário sobre estudos econômicos aplicados ao comércio internacional

Evento acontece em 31 de agosto, às 10h30, e pode ser acompanhado por meio do link.

Foto: AACE

A Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE) promove, em 31 de agosto (quarta-feira), das 10h30 às 12h, o Seminário AACE 2022 com o tema “Estudos Econômicos Aplicados ao Comércio Internacional”. O evento acontece de forma online por meio do link.

O seminário possui o intuito de apresentar estudos e projetos para promover o debate sobre esses temas dentro do próprio governo, com a academia e diretamente com o público-alvo dessas políticas, o setor produtivo brasileiro.

As análises econômicas aplicadas ao Comércio Internacional têm assumido grande relevância para a elaboração de políticas públicas. Seja para avaliar políticas adotadas no passado, por meio de estudos ex-post, seja para simular os efeitos de uma política a ser implementada, por meio de estudos ex-ante, esses estudos têm servido para fomentar discussões e para orientar a formulação de políticas públicas relacionadas ao comércio internacional.

A evolução dos modelos econômicos, bem como a maior disponibilidade de dados e de ferramentas de análise, vem transformando as evidências disponíveis nesse campo. Os estudos contemporâneos cuidam de aspectos multidimensionais da política comercial, identificando potencialidades, riscos, falhas de mercado, novas estruturas de concorrência e respostas assimétricas de setores e regiões. A compreensão das dinâmicas comerciais requer dos interessados uma análise muito além de conceitos puramente ricardianos, atentos à fronteira do conhecimento.

Para tratar desse assunto, o seminário conta com a participação do palestrante Rafael Dix-Carneiro, Professor na Duke University e pesquisador afiliado ao National Bureau of Economic Research (NBER). Sua apresentação sobre "Os Efeitos da Abertura Comercial no Mercado de Trabalho" discutirá o processo de ajustamento do mercado de trabalho em resposta à globalização e liberalização do comércio, incluindo a dinâmica de ajustamento ao comércio e as margens de ajustamento ao comércio. 

O evento contará, também, com apresentações dos Analistas de Comércio Exterior, Diego Castro, sobre a ''Aplicação da literatura econômica de comércio internacional na esfera governamental'', baseada na sua experiência na Coordenação-Geral de Inteligência Comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. Sua apresentação discutirá sobre a importância de estudos econômicos para a tomada de decisões quanto à criação ou à modificação de políticas. Com foco na literatura econômica de comércio internacional, a apresentação evidenciará diferentes métodos quantitativos que são ou podem ser utilizados para a elaboração de tais estudos, além de discorrer sobre os desafios e a importância da criação de áreas de estudos dentro de órgãos governamentais.

Para finalizar, Vanessa Santos, Analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia e coordenadora na Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior, falará sobre ''Avaliação ex- post de políticas públicas em comércio internacional: o caso do Portal Único de Comércio Exterior'', parte de sua tese de doutorado em Economia na UnB. Sua apresentação abordará a avaliação de impacto, realizada em 2021, do Programa Portal Único de Comércio Exterior. A avaliação explora uma nova base de dados administrativa composta pelo universo de empresas brasileiras exportadoras entre 2017 e 2019 e a implantação de um novo programa de facilitação de comércio no Brasil para investigar os efeitos causais da redução da burocracia para exportar sobre a performance exportadora das empresas.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573