Anffa Sindical participa do evento “Encontro Com Presidenciáveis”, organizado pelo Fonacate e aborda os pleitos da carreira

Ciclo de debates pretende estabelecer diálogos com todos os candidatos à Presidência da República

Aconteceu, na última quarta-feira (13) o tradicional Encontro Com Presidenciáveis, organizado pelo Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (FONACATE). No evento estiveram presentes o ex-ministro Aloizio Mercadante, a ex-ministra Miriam Belchior e o Procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias, coordenadores de campanha da frente “Vamos juntos pelo Brasil”, formada pelos partidos PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE e Solidariedade. 

No evento, Rudinei Marques entregou a Carta de Princípios, elaborada pelo Fórum, aos candidatos à Presidência da República, com o objetivo de registrar compromissos com pautas do funcionalismo e das instituições de Estado. 

Mercadante destacou a importância do encontro, certificando o objetivo da chapa Lula-Alckmin em firmar compromissos em áreas essenciais para a reconstrução do Estado brasileiro, como é o caso das carreiras de Estado, da Segurança Pública, da Educação, do Meio Ambiente e tantos outros segmentos do serviço público que, no seu dia a dia, trabalham pela “dignidade, altivez e soberania do Estado brasileiro, pontos que centralizam o nosso programa de governo”.

Rudinei Marques, por sua vez, lembrou que nos últimos anos a articulação dos servidores públicos, sob a liderança do Fórum, foi fundamental para evitar a destruição do Estado brasileiro, dando como exemplos as lutas contra as Propostas de Emenda Constitucional – PEC’s nº 287/2016, nº 06/2019, ambas da Reforma da Previdência, e nº 32/2020, da Reforma Administrativa. 

Entidades afiliadas ao Fonacate, também apresentaram propostas à coordenação de campanha. Em sua fala o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, apresentou o panorama no qual a carreira se encontra, sendo responsável por recordes na produção agropecuária ao mesmo tempo em que sofre de uma séria defasagem no número de Auditores Agropecuários. 

Destacou ainda a necessária correção da assimetria remuneratória entre a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários e as demais carreiras de auditoria, que seria solucionada por meio da reestruturação, mas não foi atendida pelo governo atual, assim como os perigos que a aprovação do PL do Autocontrole podem trazer à população, se aprovado.

Em resposta, tanto o ex-ministro Aloizio Mercadante quanto a ex-ministra Miriam Belchior, ambos à frente da coordenação da chapa Lula-Alckmin, tomaram nota das sugestões apresentadas e ressaltaram que muitos dos pontos evidenciados já convergem com o programa de governo.

Em um aceno às entidades do funcionalismo público, o também coordenador de campanha, Jorge Messias, reafirmou que o encontro marca a retomada do diálogo respeitoso com os trabalhadores, que sempre caracterizou os governos petistas.

Janus Pablo avaliou que o evento foi importante no sentido de dar voz aos pleitos da categoria. Agora, após o primeiro encontro do ciclo de debates, o Anffa Sindical aguarda o agendamento de próximos encontros com os demais presidenciáveis.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573