Com participação de Affas, publicações orientam sobre o uso prudente de antimicrobianos

“A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios atuais da saúde pública, com impacto direto na saúde humana e animal”, informa, “dessa maneira, as ações de políticas públicas no âmbito da agropecuária, coordenadas pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, são essenciais para o enfrentamento deste problema”, considera Diego de Brito.

Pharma foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou na última quarta-feira (22) o livro: “O uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”. A publicação, que possui um capítulo inteiramente escrito pelos Affas Suzana Bresslau, Liziè Buss e Diego Menezes de Brito, pretende contribuir para o debate e a construção de conhecimentos a respeito dos riscos que o uso excessivo e inadequado de antimicrobianos, pode acarretar, como o aparecimento de bactérias resistentes à ação de medicamentos colocando em risco o controle de doenças e sendo uma ameaça crescente à saúde humana, animal, e ao meio ambiente.

Suzana Bresslau é médica veterinária e atua na articulação e coordenação das atividades relacionadas ao tema da resistência aos antimicrobianos no MAPA e em articulação com demais órgãos do governo, representa o Ministério da Agricultura em atividades de organismos internacionais.

Liziè Buss, também médica veterinária é doutoranda em saúde animal pela Universidade de Brasília - UnB e Chefe de Divisão de Bem-Estar Animal e Equideocultura da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal (CBPA/MAPA)

Assim como suas colegas, Diego Menezes de Brito também é médico veterinário e possui especialização em Processamento e Controle de Qualidade de Produtos de Origem Animal (UFLA) e atualmente coordena o tema de resistência aos antimicrobianos pelo MAPA.

Para ele, a importância de discutir o tema está atrelada à necessidade de estabelecer uma conscientização global sobre o perigo que a resistência aos antimicrobianos traz, além da importância de incentivar as melhores práticas entre o público em geral, estudantes, trabalhadores da saúde e formuladores de políticas.

“A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios atuais da saúde pública, com impacto direto na saúde humana e animal”, informa, “dessa maneira, as ações de políticas públicas no âmbito da agropecuária, coordenadas pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, são essenciais para o enfrentamento deste problema”, considera.

Projeto Trabalhando Juntos

No mesmo caminho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou na tarde do dia 23/06, o Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos. O documento é inédito e abordará o uso responsável dos antimicrobianos na rotina clínica de pequenos animais, com objetivo de orientar e harmonizar os procedimentos adotados pelos médicos veterinários no país.

Atualmente catorze AFFAs compõem a Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos – CPRA/MAPA, a qual é responsável por elaborar, coordenar e monitorar as ações do PAN-BR AGRO.

“Trata-se de uma responsabilidade muito grande, pois conforme já declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os comportamentos de risco de um país podem comprometer a eficácia e a disponibilidade de antibióticos em todo o mundo”, analisa Diego, e complementa. “Dessa maneira, torna-se essencial o trabalho de conscientização de todos os envolvidos no tema, especialmente os médicos veterinários, os profissionais responsáveis pela prescrição desses medicamentos, devendo, então, respeitar o seu código de conduta profissional e prescrever antimicrobianos com base em conhecimentos clínicos e epidemiológicos, e sempre que possível respaldado por diagnósticos laboratoriais, devendo a quantidade ser limitada àquela necessária para o tratamento dos animais sob seu cuidado.”

Outros materiais orientados à Pecuária Leiteira (bovinos, ovinos e caprinos) e à Avicultura de Postura também deverão ser lançados em breve pelo Ministério.

Capacitação

Além da publicação do Guia, o Mapa promove nos meses de junho e julho deste ano o curso virtual “Atualização em Boas Práticas de Produção e Uso Racional de Antimicrobianos”, tendo como foco principal a avicultura, suinocultura, bovinocultura leiteira e aquicultura direcionada.

Ministrada pela médica veterinária Silvia Adriana Lentz, a capacitação é gratuita e os interessados têm cinco datas à escolha para participarem. Para mais informações sobre as datas disponíveis, confira o link.