MAPA lança quarta edição do manual orientações para prevenção da propagação da Covid-19

O material está na sua quarta edição e pode ser conferido na página da Agronet.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou, no dia 01/02/2022, a atualização do manual orientações para prevenção da propagação do Novo Coronavírus COVID-19 nas unidades que pertencem à Pasta. (veja aqui).

O material está na sua quarta edição e pode ser conferido na página da Agronet. A nova versão do Manual, que tem 20 páginas, traz um conteúdo didático, com esclarecimentos sobre as medidas de cuidado e proteção individual durante o período de permanência no MAPA, visando à segurança das pessoas, à ocupação segura dos ambientes de trabalho e à continuidade das atividades do Órgão, especialmente aquelas consideradas essenciais.

Dentre as medidas de segurança, o manual apresenta as ações para identificação precoce e afastamento dos trabalhadores com suspeitas, sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19, além de informar os procedimentos que as chefias devem adotar para reportar casos de contaminação ao Órgão.

Orientações – Além do Manual, outras ações estão sendo adotadas com o intuito de fortalecer a campanha contra o Novo Coronavírus - COVID-19 no âmbito do MAPA, tais como a publicação da Portaria MAPA nº 393, de 31 de janeiro de 2022, no Diário Oficial da União nº 22 de 1º de fevereiro de 2022, a qual foi ajustada para fazer constar as alterações de protocolo emanadas pelo Ministério da Saúde e, em consequência, revogando a Portaria/MAPA nº 328/2021, criação de comunicados internos com orientações, cartazes impressos e fixados nas dependências, realização de lives e entre outras.

Destacamos inclusive que, recentemente, o MAPA realizou uma live com o Dr. Hemerson Luz, infectologista do Hospital das Forças Armadas, a qual foi abordado o tema: A eficácia da vacina e o impacto da variante ômicron na saúde mundial.