I Ciclo de palestras do grupo de Bromatologia

Acontecerá, dia 20/04, às 14h, o I Ciclo de palestras do Grupo Bromatologia – Análise de Alimentos (FARFAR-UFMG), de forma virtual, com tema ‘Resíduos de antimicrobianos em alimentos e seu impacto na resistência bacteriana’.

A resistência antimicrobiana tem sido uma preocupação emergente e é considerada uma das dez principais ameaças no contexto da saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Sendo assim, a presença de resíduos de antimicrobianos provenientes do uso indiscriminado destes medicamentos, na produção animal potencializa este grave problema, além de ocasionar impactos ambientais e perdas econômicas.

Diante desse cenário, e considerando a crescente demanda de alimentos, torna-se indispensável uma abordagem interdisciplinar e ampliada da temática dos resíduos. Assim, este evento será um momento pertinente para a discussão de estratégias promissoras para o sistema de produção animal, ações governamentais e políticas públicas, questões relacionadas a disponibilização e o entendimento das instruções das bulas que acompanham os produtos veterinários, e até mesmo o desenvolvimento de metodologias analíticas que garantam o monitoramento destes fármacos e a segurança dos alimentos.

Mediado pela professora dra. Scheilla Vitorino (UFMG), o ciclo terá como palestrantes a dra. Margarita Corrales (OPAS/OMS), o Affa Diego Brito (Mapa), dra. Jalusa Deon (Embrapa), prof. dr. Jonas Augusto (USP) e MSc Ramon Alves (UFMG).

“Promover ações de comunicação, a fim de aumentar o alerta sobre a resistência aos antimicrobianos, é um dos objetivos do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), o qual é coordenado por Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura. A apresentação irá abordar, dentre outros temas, a recente implementação do Programa de Vigilância e Monitoramento da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária”, complementou Diego Brito.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/uH1nzh6pcuK3w5PY6