LFDA/MG: 38 anos de história e importância para o agronegócio brasileiro

Nascido em 1983, a unidade mineira atualmente é referência em diversas análises voltadas ao diagnóstico de doenças, qualidade de insumos agropecuários e segurança dos alimentos.

O Laboratório Nacional Agropecuário em Pedro Leopoldo (LFDA/MG) completa, nesta quarta-feira (20), 38 anos de história de sucesso e de pujança tecnológica.

Nascida em 1983, a unidade mineira atualmente é referência em diversas análises voltadas ao diagnóstico de doenças, qualidade de insumos agropecuários e segurança dos alimentos. O LFDA MG abriga uma unidade que cumpre os requisitos de Segurança Biológica Nível 4 (NBS4) estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

História viva – A AFFA farmacêutica Maria Petrina Murta Barbosa Leite foi uma das colegas que contribuiu para que a unidade tenha atingido um grau de referência na rede nacional de laboratórios agropecuários.

Aposentada há três anos, ela participou das transformações do LFDA/MG e considera a unidade como parte de sua vida! “Atuei lá de 1980 até 2017 e sempre gostei demais do meu trabalho. Podia ter aposentado em 2010, mas continuei por amor ao que fazia”, disse.

Os desafios que se apresentavam no início das atividades do Laboratório foram lembrados com bom humor. “Tivemos muitas dificuldades ao longo dos anos. Faltava material, faltava pessoal... Quando comecei a trabalhar não tinha nem pessoal de limpeza. Nós é quem limpávamos o Laboratório. Embora soubéssemos das dificuldades, eu tinha muito orgulho de tudo aquilo”, completou.

Hoje referência em tecnologia e recursos humanos em resposta aos desafios nas áreas de atuação do Mapa, a unidade mineira dá muito orgulho para a AFFA Maria Petrina, que viu a atividades se desenvolvendo ao longo dos anos.

“Hoje eu vejo o Laboratório grande, em estrutura e tecnologia. Quando fui trabalhar lá só tínhamos a análise em virologia e cultivo celular porque estávamos no período da peste suína. Depois o Laboratório começou a trabalhar com a área de alimentos. Nesses 38 anos, foi um crescimento extraordinário”, comemora.

Aos AFFAs como Maria Petrina, e tantos que atuam no LFDA/MG com empenho e dedicação, o Anffa Sindical saúda por essa data tão especial!