Mapa realiza fiscalização de produtos orgânicos em São Paulo

Durante os últimos dois meses de 2020, Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) agentes de inspeção e agrônomos da Superintendência Federal de Agricultora (SFA-SP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fizeram uma força-tarefa, para fiscalizar produtos orgânicos de sete cidades, são elas: Araçoiaba da Serra, Cajamar, Campinas, Joanópolis, Jundiaí, Piracaia e Sorocaba.

Os fiscais coletaram 18 amostras de morango, tomate, cenoura, pimentão, batata, manga, mamão, berinjela, pepino, maçã, banana e brócolis em supermercados, lojas de hortifrútis, feiras de orgânicos da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC) e centros de distribuição.  Verificaram armazenamento, etapas de produção, processamento, rotulagem, dentre outros.

As amostras foram enviadas para o Laboratório de Defesa Agropecuária de Goiânia e, agora, aguardam o resultado. Porém, de acordo com a coordenadora da força-tarefa da Divisão de Desenvolvimento Rural de São Paulo (DDR-SP), chefe do Núcleo de Suporte Agropecuário (NUSAG -SP) e engenheira de alimentos, Mariane Antunes Lopes, não foram encontradas irregularidades nas visitas de campo.

“A ação visa proteger o consumidor e os produtores corretos. A fiscalização é essencial para combater fraudes”, complementou o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária de São Paulo, Danilo Tadashi Tagami Kamimura.