AFFAs são premiados em festival de filme universitário

O AFFA Moacir Viana, estudante do segundo ano do curso de Filmmaker (Cinema) da Rede "SER" de Faculdades, compostas por: Uninabuco, Unama, Uninassau, Univeritas, UNG e Unijorge, foi premiado, na última sexta-feira (19/6), no "Festival dos Cursos Superiores de Filmmaker (Cinema)".

O filme de sua autoria, intitulado “Olhar em perspectiva – UTI Covid”, sintetiza, em um minuto, o apelo para que as pessoas atendam as recomendações das autoridades sanitárias e cumpram o isolamento social durante o período de pandemia do novo coronavírus. A peça traz o relato breve de um médico sobre a doença, e imagens de pacientes em atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e de outros recuperados a caminho de casa.

“Esse foi o desafio; resumir um tema de grande relevância para o município. E como o primeiro paciente a se contaminar e se recuperar da doença foi um político da região, que tem a missão de prover os serviços públicos de qualidade para a população, quis trabalhar essa questão, envolvida de apelo social e de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Lotado na Ceplac, em Ilhéus, o AFFA, que é engenheiro agrônomo, recebeu como prêmio dez horas de curso da carga horária total, além de um certificado. “Como foi um concurso cultural, para desenvolver as habilidades, a premiação não envolveu dinheiro”, explicou.

Parceria – A trilha sonora do filme também tem o desempenho e a criatividade de outro AFFA. O amigo de longa data de Moacir Viana, Robério Pacheco. Aposentado há cerca de oito meses, ele já havia composto a música “Fica em casa" antes do convite do amigo para que a canção fosse o fundo musical de seu trabalho audiovisual.

“Como somos amigos, sempre mostro minhas músicas para ele. E com esta não foi diferente. Logo, ele me convidou para fazer essa parceria que concorreria ao festival de filmes da Faculdade. Com muita experiência, ele sintetizou o trecho que precisava usar no curto espaço que tínhamos. Depois que fiquei sabendo da premiação, fiquei muito feliz”, disse.
Autor de 40 músicas registradas, o AFFA aposentado não apenas emprestou a letra, como a voz para a canção que completou a obra de Moacir Viana.

Pretendo ter novas parcerias com meu amigo a partir de agora. Com a aposentadoria, estou me dedicando mais à música e, inclusive, em breve pretendo lançar algo relacionado ao Anffa Sindical”, ressaltou.

Confira abaixo o filme premiado do AFFA Moacir Viana

Confira abaixo a letra e a música "Fica em Casa", do AFFA Robério Pacheco na íntegra:

Fica em casa
Roberio Pacheco

Nesta vida, simplesmente basta ser o colo que acolhe o outro ser
A palavra que liberta contagia
Quando o amor enfim renasce em tempos de Pandemia....
Fique em
 casa...

E assim, e na dor que se aprende
O egoísmo enfim se rende
E o bem se sobrepõe ao mal...