Maurício Porto recebe título de Cidadão Fronteirense

Honraria foi concedida ao presidente do Anffa Sindical, na última sexta-feira (06/09), durante solenidade na Câmara Municipal de Fronteiras, Piaui. Porto contribui com o município desde a década de 80

O presidente do Anffa Sindical Maurício Rodrigues Porto recebeu, na última sexta-feira (06/09), o título de Cidadão Fronteirense, durante solenidade na Câmara Municipal de Fronteiras, no interior do Piaui. A indicação honorífica de Maurício Porto partiu da vereadora municipal Maria Liege Gomes de Sousa, “em face dos bons e relevantes serviços prestados e à sua contribuição para o desenvolvimento do município”.

De acordo com Porto, a relação próxima com o município de Fronteiras vem desde a década de 80, quando casou-se com a esposa fronteirense, Beatriz Rosa de Carvalho Porto.

“Desde então, há mais de 30 anos eu passo férias em Fronteiras, todos os anos”, conta o presidente do Sindicato.

Segundo o mais novo cidadão fronteirense, nessas décadas de relação com o município, já realizou trabalhos de orientação junto a produtores rurais locais, participou de vários programas de entrevista na rádio local falando sobre o trabalho do MAPA e até ajudou a estruturar a Secretaria de Meio Ambiente da região, ajudando a montar uma equipe e um programa de trabalho.

“Lá na década de 80 eu realizei um trabalho de orientação com os produtores, quanto à aplicação de herbicidas e defensivos no controle de pragas, pois o pessoal não tinha cuidado com equipamento de proteção. Eles mexiam com produtos diretamente com as mãos, e eu fiz um trabalho de esclarecimento sobre os perigos que eles estavam correndo ao trabalhar daquela maneira”, relembra o Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

Além do presidente Maurício Porto, outras 28 pessoas receberam o mesmo título de cidadão fronteirense na última sexta-feira, porém, segundo o presidente, todas atuam permanentemente no município. Sobre o novo título, Maurício afirma recebe-lo “com humildade, porém com muito orgulho”, além de oferece-lo à familiares e amigos, e agradecer, em especial, a vereadora que o indicou.

“Tive oportunidade de, em épocas passadas, colaborar com algumas melhorias na condição de vida dos cidadãos Fronteirenses, dos quais me tornei um deles. Dedico este reconhecimento e esta homenagem em especial à minha esposa, filhos, meus pais, meus irmãos, meus familiares da numerosa Família Gomes de Fronteiras/PI, os quais muito contribuíram para o meu trabalho de responsabilidade social, classista e sobretudo profissional; e todos os demais familiares, colegas de trabalho e amigos, os quais tive o privilégio de ter como um presente de Deus em minha vida. À vereadora Maria Liege Gomes de Sousa, o meu agradecimento e reconhecimento pela deferência à minha pessoa, e que Deus a abençoe sempre”, afirma Porto que, durante a solenidade, falou em nome de si e dos demais cidadãos homenageados.

Nesta segunda-feira (09/09), pela manhã, o presidente embarcou para Natal, RN, onde ocorrerá mais uma edição do projeto Café com o Anffa Sindical.


Maurício Porto aproveitou a oportunidade para entregar ao vereador Gernilson Sobrinho, presidente da Câmara Municipal de Fronteiras (PI), um exemplar do estudo da Fundação Getúlio Vargas sobre o impacto do trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários na Produção Agropecuária Brasileira. 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573