Dia Nacional do Químico: carreira necessita de profissionais

Há exatos 63 anos, a atuação dos químicos era regulamentada. Para o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, mais do que uma data para celebrar, esse 18 de junho é um dia para, mais uma vez, alertar sobre o déficit deste importante profissional para a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário

Há exatos 63 anos, no dia 18 de junho de 1956, o então presidente da República Juscelino Kubitschek sancionava a Lei nº 2.800 que constituiu o Conselho Federal de Química (CFQ) e regulamentou a atuação laboral nos campos científicos correlatos à Química. O dia, considerado um marco importante para os profissionais de Química, foi estabelecido como Dia Nacional do Químico, celebrado pelo Anffa Sindical por direcionar-se a esses importantes profissionais que, juntamente dos agrônomos, farmacêuticos, veterinários e zootecnistas, compõem a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA).

Mais do que uma data para celebrar, este Dia do Químico, afirma o presidente do Sindicato, Maurício Porto, é um dia para alertar sobre a carência de profissionais na carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA). De acordo com o presidente, o contingente de AFFAs, hoje, trabalha com o mesmo número de profissionais de 1998.

“Nosso quadro de profissionais não acompanhou o crescimento do agronegócio, por isso, a gente tem pautado sempre em nossas reuniões com parlamentares e líderes do Governo a questão do déficit, não só de químicos, como de todas as profissões quem compõem a carreira de AFFA”, afirma Porto.

O presidente ressalta que já existe pedido por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) junto à Casa Civil para realização de concurso para AFFA com formação em Química, Agronomia, Zootecnia e Farmácia, uma vez que o último certame, realizado em 2017, foi direcionado apenas à médicos veterinários. Porto aproveita, ainda, para parabenizar e ressaltar a importância dos profissionais de Química para a Fiscalização Federal Agropecuária.

“Os AFFAs químicos são essenciais para a Defesa Agropecuária, uma vez que são, também, responsáveis por análises laboratoriais oficiais de produtos de origem animal e vegetal, agrotóxicos, insumos agrícolas e pecuários, resíduos e contaminantes em alimentos, etc. Parabenizamos a todos os profissionais químicos, em especial os integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, pelo importante papel que desempenham em prol da sociedade, contribuindo para a garantia da segurança alimentar e saúde da população brasileira", felicita o presidente.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573