Especial Delegacias – Rio Grande do Sul

Com sede própria, ocupando imóvel da Afama/RS por meio de comodato, a Delegacia Sindical do Rio Grande do Sul tem 324 filiados e três Seções Sindicais, sendo elas a Seção Planalto (Passo Fundo/RS), a Seção Centro (Santa Maria/RS) e a Seção Vale do Taquari (Lajeado/RS).

De acordo com a delegada sindical Soraya Elias Marredo, a marca da gestão tem sido o incentivo à comunicação com os filiados, dando continuidade à gestão anterior. A DS promove reuniões presenciais e on-line no interior e na capital, com participação de filiados e não filiados, com objetivo de fortalecer a luta sindical e buscar novas adesões ao Sindicato. “Contamos com o serviço de assessoria de comunicação para dar visibilidade à atuação dos Affas, produzindo conteúdo para site do Anffa Sindical, Facebook e Twitter, além de manter o relacionamento com a imprensa. Buscamos ainda o fortalecimento do Sindicato com incentivo às atividades das seções sindicais e a criação de novas seções”, disse.

Soraya Marreco acrescentou a participação da DS não apenas em reuniões virtuais, mas, presenciais, inclusive, com viagens a Brasília para articulação política em defesa da carreira e estímulo à adesão dos Affas em movimentos do Anffa Sindical. Outros compromissos em curso são ações para estimular a filiação de Auditores e o acolhimento jurídico de colegas envolvidos na operação Romanos, em reunião presencial e virtual.

A DS também promove ações sociais, como a que resultou na doação de 55 botijões de gás para famílias de crianças atendidas pelos programas pedagógicos, esportivos e sociais do Movimento por uma Infância Melhor (MIM).

Nesta gestão, a DS gaúcha reativou a Seção Vale do Taquari e criou a Seção Sindical Centro. “Realizamos recentemente encontros nas seções Vale do Taquari, Centro e Planalto, sempre com todos os cuidados em razão da pandemia. Tem sido gratificante observar que as reuniões nas seções sindicais foram um grande fator de motivação da base da região”, explica a dirigente sindical.

Até o final do mandato, a expectativa é de trabalhar para estimular outras regiões a se organizarem em seções, promover debates e cursos de formação sindical da categoria. “Também pretendemos ampliar a base de filiados”, completou a delegada sindical.

Compõem a Delegacia:

Delegada Sindical: Soraya Elias Marredo
Secretário Geral: Roberto Francisco Lucena
Secretária de Administração: Maria Luiza Maciel
Secretária de Finanças: Hiromi Sassagawa Sant’anna
Secretária de Planejamento: Ivone Litwinski Suffert
Diretor de Relações Intitucionais: André Luiz Silveira De Almeida
Diretora de Formação Profissional: Marta Palma De Freitas Severo
Diretor de Assuntos Jurídicos: Tomaz Gelson Pezzini
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Marilia Tosi

1º Suplente: Daniel Paim
2º Suplente: José Cléber Dias de Souza