História do movimento sindical em pauta no RS

Filiados da DS-RS participam, até amanhã (06/09), de um curso do Dieese com objetivo de fazer um resgate histórico da importância da atividade sindical na sociedade brasileira e na construção da democracia

Filiados da DS-RS participam, até amanhã (06/09), de um curso do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre a "História do Movimento Sindical". O objetivo é fazer um resgate histórico da importância da atividade na sociedade brasileira e na construção da democracia.

O professor da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, Samuel Fernando de Souza, acredita que o curso contribua, também, para uma reflexão sobre a sociedade. "É possível compreender o papel do movimento sindical como instituição da classe trabalhadora para a conformação do espaço para a participação política dentro do Estado", ressalta.

O evento é uma promoção da diretoria de Formação Profissional da DS-RS, em parceria com a Direx. Para a secretária geral da DS-RS, Jeanice Andrade, conhecer a história contribui para saber como agir na conjuntura atual. "Neste momento em que as dificuldades se apresentam, as pessoas devem entender que precisam continuar lutando por aquilo que já foi conquistado antes ou, no mínimo, manter. Essa não é uma luta somente nossa, mas de todos", afirma.