Comissão do IV Conaffa divulga subtemas dos GTs e resolução sobre a normatização de teses

O(a) AFFA interessado(a) pode elaborar em mais de uma tese, sobre diferentes temas de seu interesse. As teses deverão ser previamente enviadas para a Comissão Organizadora do IV Conaffa, para pré-avaliação. Apenas as teses avaliadas e aprovadas pela Comissão serão discutidas nos respectivos GT, durante o Congresso.

Após o IV Conaffa ter definido seu tema central “Auditoria e Fiscalização Federal Agropecuária: Desafios e Perspectivas de Fortalecimento”, foram definidos agora os temas dos 6 Grupos de Trabalho (GT) do evento. São eles: GT1 (Auditoria e Fiscalização), GT2 (Integração entre Auditores Fiscais Federais Agropecuários Ativos, Inativos e Pensionistas), GT3 (Meritocracia), GT4 (Regulamentação da Carreira), GT5 (Relacionamento Institucional) e GT6 (Sindicalismo).

O tema de cada GT é por sua vez dividido em sub-temas, o que visa orientar o(a)s AFFAs filiado(a)s interessado(a)s em escrever teses para o nosso Congresso. Por exemplo, o GT 3 (Meritocracia) tem dois sub-temas: (1) Ética; (2) Fortalecimento e valorização da carreira. Observe-se que dentro de um mesmo sub-tema acima, como por exemplo Ética, pode haver diferentes abordagens, o que permite que possam ser escritas diversas teses tendo por tema Ética.

Para o(a) AFFA interessado(a) em escrever uma tese, primeiro é necessário escolher um subtema de um dos GT de seu interesse. A seguir, a Comissão orienta que seja seguido o seguinte roteiro para elaboração da tese:

- (A) Introdução – abordar o assunto da tese, com apresentação resumida a respeito da abordagem que pretende fazer e conclusões a respeito.;
- (B) Desenvolvimento – desenvolver detalhadamente a abordagem, apresentando os pontos de vista e seu embasamento teórico (exemplo: podem ser utilizadas diversas fontes de literatura –artigos publicados na mídia e/ou em publicações acadêmicas; livros; dissertações e teses, etc) utilizado para fundamentar os pontos de vista.;
- (C) Conclusões – a partir dos pontos de vista devidamente fundamentados na literatura que tenha sido consultada, as conclusões a respeito do assunto da tese devem ser detalhadamente apresentadas.;
- (D) Literatura consultada – devem ser especificadas para as fontes consultadas, autor(es), título (do artigo, do capítulo de livro, etc), nome da publicação, número da(s) página(s) da publicação, data. Se for consulta a algum sítio de internet especificar o mesmo e a data de consulta. Exemplo: PAVAM, R. A Imaginação no poder. Carta Capital, n o 925, p.48-50, 02/11/2016

O(a) AFFA interessado(a) pode elaborar em mais de uma tese, sobre diferentes temas de seu interesse. As teses deverão ser previamente enviadas para a Comissão Organizadora do IV Conaffa, para pré-avaliação. Apenas as teses avaliadas e aprovadas pela Comissão serão discutidas nos respectivos GT, durante o Congresso. As teses aprovadas em votação dos participantes poderão servir de base, na plenária final do Congresso, para a elaboração das diretrizes para o planejamento estratégico da diretoria eleita para a próxima gestão no Anffa Sindical.

Note-se que para o IV Conaffa o GT2 (Integração entre Auditores Fiscais Federais Agropecuários Ativos, Inativos e Pensionistas) foi criado, tendo em vista que por volta de 40% dos(as) filiados(as) ao Anffa Sindical são aposentados(as)/pensionistas. Com a criação deste GT a Comissão Organizadora espera que possam ser inscritas teses e que haja discussões, abordando por exemplo: preconceitos em relação à idade; visões sobre aposentadoria; dependência e/ou intercâmbio?; interesses de ativos e inativos/pensionistas e equilíbrio entre interesses; opções de participação sindical de inativos/pensionistas. Dito isto solicita-se que os(as) Delegados(as) Sindicais, quando da determinação de critérios para escolha de delegados de cada DS para o IV Conaffa, levem em conta critérios que também permitam a escolha proporcional de seus(suas) filiados(as) aposentados(as)/pensionistas.

Por fim, fica o convite da Comissão Organizadora para que os(as) AFFAs filiados(as) comecem, desde já, a escrever suas teses. Não deixem para a última hora! Em breve, a Comissão Organizadora divulgará também a resolução especificando, em detalhes, as regras relativas à elaboração e formatação das teses.

Confira aqui a resolução 001, sobre a normatização de tesesO prazo final para o encaminhamento de Teses para o IV CONAFFA, segundo a resolução, vai até o dia 30/06.

Veja abaixo os sub-temas de cada GT: