Banner do meio da página

Fiscais agropecuários pedem ampla investigação de irregularidades

Sindicato da categoria diz que empresários e políticos também devem ser alvos das autoridades que apuram problemas na indústria de carne

Por Revista Globo Rural

A investigação de supostas irregularidades na inspeção sanitária na indústria de carnes deve ser ampla e envolver não apenas servidores públicos, mas também políticos e empresários. Foi o que defendeu nesta quinta-feira (13/7), o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Em nota, a instituição disse não ser conivente com a corrupção e que apoia qualquer investigação que vise combater esse crime. E ressalta que já vem alertando autoridades sobre problemas na inspeção sanitária.

“A falta de profissionais, além de não permitir a adequada inspeção de produtos de origem animal, torna o processo mais vulnerável a casos de corrupção, pois não permite a fiscalização pelos pares. Hoje, há um déficit de mais de 1.500 auditores fiscais federais agropecuários”, diz a nota.

O comunicado da Anffa Sindical foi divulgado depois que o jornal Valor Econômico publicar que a JBS teria subornado fiscais em frigoríficos durante vários anos. A informação, segundo o jornal, foi dada pelo próprio dono da empresa, Wesley Batista, em delação à Justiça.

“É necessário que sejam realizadas investigações para apurar a veracidade das informações repassadas por empresários ao Ministério Público Federal e à Procuradoria-Geral da República envolvendo o nome de auditores fiscais federais agropecuários em atividades ilegais”, argumenta a categoria.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior