Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Fiscais Federais Agropecuários realizam operação em Bonito (MS)

No primeiro dia da operação fiscal, de forma discreta e percorrendo a pé, foram visitadas as citadas lojas e restaurantes da cidade e realizado o levantamento dos locais que estavam expondo à venda as bebidas sem registro, inclusive com fotos. Esse mapeamento prévio permitiu a autuação dos infratores pelos Fiscais Federais Agropecuários com muito êxito e precisão já a partir do segundo dia da operação. 

Bonito é uma cidade turística de Mato Grosso do Sul, conhecida nacional e internacionalmente. Distante 257 km de Campo Grande (MS), ela recebeu o título de "Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil".

Em Bonito, o fruto da Guavira, também conhecida como gabiroba, guabiroba, guabirova , guavirova , gavirova ou araçá-congonha é utilizado comercialmente como um produto a ser oferecido aos turistas, acrescentando seu aroma e sabor em pratos culinários. Aqui começa o assunto principal. Enxergando essa oportunidade, moradores da região passaram a preparar em suas casas e comercializar uma bebida alcoólica com os frutos da guavira curtidos no fundo da garrafa. Denominando-se como produtores caseiros ou artesanais, por ignorância da Lei ou por conveniência comercial, essas pessoas achavam que estavam isentas das exigências legais.

Porém, cabe ressaltar que essa bebida sem registro, acondicionada em garrafas com rotulagem irregular, sem qualquer identificação dos seus responsáveis, sem nota fiscal, sem procedência, e ainda preparada em condições higiênicossanitárias inadequadas passou a ser vendida aos turistas em balneários,restaurantes, hotéis e até em lojas de souvenirs.

Em virtude disso, a SFA (Superintendência Federal de Agricultura) de Mato Grosso do Sul aproveitou a realização do "Festival de Inverno de Bonito", ocorrido todos os anos no mês de julho, para executar a operação: “Fiscais Federais Agropecuários fazendo Bonito”. O evento é uma oportunidade ímpar, uma vez que atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Em 2016, ele ocorreu entre os dias 18 a 22/07. 

No primeiro dia da operação fiscal, de forma discreta e percorrendo a pé, foram visitadas as citadas lojas e restaurantes da cidade e realizado o levantamento dos locais que estavam expondo à venda as bebidas sem registro, inclusive com fotos. Esse mapeamento prévio permitiu a autuação dos infratores pelos Fiscais Federais Agropecuários com muito êxito e precisão já a partir do segundo dia da operação. 

A ação fiscal prosseguiu em Bodoquena e em Miranda, ambas em Mato Grosso do Sul,também são cidades turísticas. A fiscalização foi realizada em conveniências e restaurantes de postos de combustível sediados em beira de rodovias.

Nós, Fiscais Federais Agropecuários, não somos onipresentes e não podemos estar todos os dias em todos os lugares que necessitam ser fiscalizados, por isso, em Mato Grosso do Sul, a equipe do SIPOV/SFA-MS realiza palestras de orientação sobre a legislação de bebidas para um público diversificado, de forma que, cada cidadão, bem informado, proteja a saúde de sua família, e através da rotulagem, saiba verificar se a bebida é registrada junto ao MAPA.

Quem está lendo esta matéria no site da Anffa Sindical também pode ajudar. Ao visitar Bonito (MS), ou outro município turístico de Mato Grosso do Sul, aproveite muito bem suas férias, mas se constatar irregularidades no comércio de bebidas, comunique, por favor, por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .


SOMOS UMA CARREIRA ESSENCIAL AO CIDADÃO.


FISCAIS FEDERAIS AGROPECUÁRIOS FAZENDO BONITO em TODO O PAÍS.

 

Fonte: Equipe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal- SIPOV/SFA-Mato Grosso do Sul.


 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548