Banner do meio da página

Operação entre MAPA e Ministério da Justiça apreende defensivos agrícolas ilegais no MS

Segundo a assessoria de imprensa do MAPA, foram apreendidos 5.236 litros e 1.599,80 quilos de defensivos irregulares e encontradas 62 embalagens vazias de produtos sem registro no Brasil. O trabalho incluiu ainda a fiscalização de 258 veículos em rodovia e 112 propriedades rurais.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em ação conjunta com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), apreendeu 5.236 litros e 1.599,80 quilos de defensivos irregulares no Mato Grosso do Sul. Segundo dados da assessoria de imprensa do MAPA, além dos defensivos, foram encontradas 62 embalagens vazias de produtos sem registro no Brasil. O trabalho realizado a partir das operações “Ronda Agro” e “Hórus” incluiu ainda a fiscalização de 258 veículos em rodovia e 112 propriedades rurais.

A operação, que ocorreu na semana passada (19 a 22 de outubro), resultou em 45 autuações e na destinação de 823,95 quilos de produtos para destruição.

“Essa foi a primeira operação do MAPA em conjunto com o Ministério da Justiça, através do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), tendo sido importante para frisar a parceria, em função do suporte de segurança dado à ação, visto que a nossa carreira é uma das poucas, que em atuação especificamente na fiscalização de fronteiras, não tem previsão de porte de arma”, disse o AFFA Marcos de Sá.

Além de AFFAs e servidores da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação contou equipes de fiscalização da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da Polícia Militar (DOF, PRE e Batalhão de Choque).

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior