Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Geap: Entidades integrantes do Fonacate tratam de planos de saúde

Os representantes das entidades questionaram o índice e falaram que muitos beneficiários do plano consideraram o reajuste alto. Há um entendimento geral de que, por ser um plano copatrocinado – governo e beneficiários entram com parcelas especificas –, sem objetivo de lucro, o índice aplicado para o reajuste foi muito alto.

Por Solange Nunes (Sinait)

Edição: Nilza Murari

Representantes de entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate reuniram-se para tratar de planos de saúde. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, na sede do SINAIT, em Brasília (DF). As exposições dos participantes do Fórum foram mediadas pela vice-presidente do Sindicato Nacional, Rosa Maria Campos Jorge. O encontro é resposta à deliberação da última assembleia do Fonacate em que o SINAIT propôs que a questão sobre planos de saúde para os servidores integrasse a pauta permanente do Fórum – relembre aqui.

Na ocasião, a pauta dos planos de saúde concentrou-se especialmente na Geap em razão do processo eleitoral 2020, para escolha dos novos integrantes do Conselho Administrativo, que está em curso. Também foi pauta o reajuste de 12,54% que ocorreu neste mês de fevereiro.

Os representantes das entidades questionaram o índice e falaram que muitos beneficiários do plano consideraram o reajuste alto. Há um entendimento geral de que, por ser um plano copatrocinado – governo e beneficiários entram com parcelas especificas –, sem objetivo de lucro, o índice aplicado para o reajuste foi muito alto.

Os dirigentes lembraram que pela característica do copatrocínio, há participação dos servidores beneficiários do plano no Conselho Administrativo e é importante eleger pessoas comprometidas com a defesa dos interesses dos servidores públicos e seus dependentes. Rosa Jorge destacou que é preciso saber quem são os candidatos ao Conselho Administrativo da Geap e quais têm o perfil para defender os interesses dos beneficiários. “É fundamental a discussão deste tema neste momento eleitoral do Conselho e unir forças para defender o interesse dos nossos filiados”.

A vice-presidente comunicou aos integrantes do Fórum, que o SINAIT está preparando ação judicial para contestar o reajuste de 12,54%. “Entendemos que o reajuste foi muito alto e os filiados do Sindicato Nacional precisam de uma atenção por parte da Geap, porque os serviços, em muitos locais – a rede credenciada –, está deixando a desejar e o aumento não corresponde à contrapartida apresentada”.

Rosa Jorge disse ainda que a entidade vai pedir explicações ao Conselho da Geap sobre o valor do reajuste. “Queremos explicações sobre o aumento e precisamos aproveitar o processo eleitoral para influir na composição do novo Conselho Administrativo. Também vamos tentar via judicial reverter este dano tão alto que implica este reajuste”.

Participaram da reunião Maria Beatriz Fernandes, Anfip; Luiz Gonzaga de Matos, da ANFFA Sindical; João Daldegan Sobrinho, SindPFA; Robson Barbosa e Jean Ruzzarin, do escritório Cassel Ruzzarin advogados.   

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548