Banner do meio da página

Diretor do Anffa Sindical é homenageado em evento que marca 50 anos do CFMV/CRMV - Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária

No último dia 23 de outubro ocorreu a comemoração dos 50 anos do Sistema CFMV/CRMVs-Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Na ocasião, esteve presente Rômulo Cézar Spinelli Ribeiro de Miranda, diretor do Anffa Sindical, em representação à instituição. Houve, ainda, uma sessão solene na Câmara dos Deputados, com a presença do Deputado Federal e Médico Veterinário Domingo Sávio, que presidiu a solenidade.

“A solenidade homenageou vários colegas que integraram o Conselho durante esses anos. Todos, de alguma forma, ajudaram no desenvolvimento da medicina veterinária”, coloca Rômulo. O diretor foi um dos homenageados, juntamente com 50 que representaram o país. “Foi uma confraternização muito interessante para comemorar essa data magna”, acrescenta.

Spinelli fez uma grande alusão às atribuições do profissional. “Além do trabalho clínico com animais, a Medicina Veterinária tem foco na saúde pública, principalmente no controle de doenças como as toxinfecções alimentares - o que pode gerar problemas na saúde pública por meio de doenças transmitidas pelos alimentos como queijo, leite, carne, mel, pescado, etc. E ainda, as que são repassadas diretamente do animal como leishmaniose, esporotricose, toxoplasmose, raiva, e outras” afirma o diretor. Ele reforça que essa atividade é privativa do Médico Veterinário. “Não se fala da saúde pública, sem falar no Médico Veterinário, aliás, ‘saúde única’, que inclui humana, ambiental e animal”, complementa. Dentre as vastas atribuições desses profissionais, também estão as pesquisas agropecuárias e o agronegócio.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior