Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Reunião de Biossegurança e Biocontenção reúne especialistas de vários países

6ª edição do evento ocorreu no Lanagro/MG, entre os dias 10 e 11/12 e contou com a participação do diretor de departamento de Planejamento Estratégico do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio. Auditores Agropecuários têm papel fundamental nas atividades de biossegurança

A 6ª Reunião de Biossegurança e Biocontenção, ocorrida entre os dias 10 e 11/12, no Lanagro/MG, recebeu especialistas de vários países. Com o objetivo de estreitar laços e relações técnicas entre a comunidade íbero-americana, profissionais da Espanha, Estados Unidos, México, Argentina e, também do Brasil, puderam explanar sobre os panoramas de cada país relacionado ao tema e assistiram a palestras sobre questões como a elaboração de projetos com ênfase em alternativas sustentáveis, sustentabilidade em laboratórios, equipamentos e soluções de fronteiras em áreas de biocontenção, entre outros assuntos.

De acordo com Ricardo Aurélio Nascimento, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Diretor de Departamento da Secretaria de Planejamento Estratégico do Anffa Sindical e Coordenador do Lanagro/MG, o evento é importante pois “discute medidas que permitem a gestão de riscos biológicos, reduzindo ou eliminando qualquer ameaça por agente biológico comum para o meio ambiente”.

O Diretor e Coordenador, que falou durante o evento sobre os impactos na economia do Agronegócio na ocorrência de eventos de risco biológico, explica que os Auditores Agropecuários têm papel fundamental sobre o tema, pois realizam atividades de biossegurança.

“Os AFFAs atuam na supervisão de biossegurança, incluindo rotinas de análise laboratoriais, treinamentos, auditorias, inspeções e liberação de documentos, e importação ou exportação de agentes biológicos”, detalha Ricardo Aurélio.

O Diretor destaca, ainda, a participação dos AFFAS no grupo de trabalho interministerial GTBIO, coordenado pelo Ministério da Defesa, que tem, entre outras atribuições, estabelecer a política nacional de biossegurança e bio-proteção.

Segundo o cronograma da reunião, os participantes do evento finalizaram as atividades com uma visita ao laboratório de alta contenção do Lanagro/MG. 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548