Recomposição Salarial - Banner Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Anffa Sindical lamenta morte de Luiz Fernando Santos Carvalho, ex-presidente da Anffa Associação

Figura conhecida e importante no processo de criação e estruturação da carreira, como é hoje reconhecida a de AFFA, dentro do Ministério da Agricultura, Luiz Fernando Santos Carvalho começou a desempenhar seu papel de liderança sindical na década de 70.

A Diretoria Executiva do Anffa Sindical recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do ex-presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Associação), Luiz Fernando Santos Carvalho, ocorrido no último sábado (4/7), em Brasília. Com a saúde fragilizada há algum tempo, ele não resistiu a uma complicação pós-cirúrgica.

Figura conhecida e importante no processo de criação e estruturação da carreira, como é hoje reconhecida a de AFFA, dentro do Ministério da Agricultura, Luiz Fernando Santos Carvalho começou a desempenhar seu papel de liderança sindical na década de 70.

“Ele chegou a assumir a presidência da Asfagro, em Brasília, e foi importante porque sempre exerceu sua função no Mapa, na capital federal, sendo um ponto de referência e de apoio em todos os seus conhecimentos. Vai deixar uma lacuna, por isso, queremos prestar nosso reconhecimento e agradecimento a esse colega por todo o trabalho realizado ao longo dos anos. Que Deus o tenha recebido no seu descanso eterno e que Ele conforte a família”, disse o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

Para o presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários (Asfagro), João Bosco Siqueira da Silva, a perda do colega é muito triste e vai deixar saudades. “Ele sempre foi um irmão solidário e muito competente. Sempre atuou no Mapa nas áreas de fiscalização, planejamento e defesa vegetal com mérito e bom desempenho”, recorda.

Além de ter estado no comando da Anffa Associação por dois mandatos e ter sido seu idealizador, Luiz Fernando Santos Carvalho também foi sócio-fundador da Asfagro. Nas lembranças, o presidente da entidade fala da astúcia dele nas negociações com o Governo para garantir melhorias para a carreira. “Enfrentamos todo o tipo de dificuldade para criar a carreira e ele assumiu protagonismo com brilhantismo. Foi com ele à frente da Anffa Associação que conseguimos ainda importante valorização remuneratória”, disse.

João Bosco traz na memória também o pioneirismo do colega, que criou a Associação de Defesa Agropecuária, que evoluiu mais tarde para a carreira de AFFA. O convênio, firmado em dezembro de 2004,  que permitiu atendimento dos Fiscais ao plano de saúde da Assefaz também surgiu em seu mandato. Assim como o apoio incondicional ao Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), que reúne mais de 700 entidades nos níveis federal, municipal e estadual.

Precursora - A Anffa Associação foi fundamental no processo de fundação e estruturação do Anffa Sindical, nos moldes em que funciona hoje. A entidade surgiu no dia 5 de outubro de 2000, e representou os então Fiscais Federais Agropecuários, hoje Auditores, até 2006, quando foi criado o Sindicato.

Porto, que participou ativamente do processo de criação da carreira desde a sua entrada no Ministério da Agricultura em 1980, relembra que a criação da Associação surgiu, exatamente, três meses e cinco dias após a criação da Carreira de Fiscal Federal Agropecuário, celebrada em 30 de junho. “Foram vinte anos nesse processo de criação da carreira de FFA e, a partir disso, passou a existir o anseio da categoria pela criação de uma entidade que representasse todos esses profissionais, em nível nacional”, conta.
Assim, a Anffa Associação, juntamente com suas filiadas, serviu de apoio para a criação do Sindicato, já com as suas bases nos estados e no Distrito Federal.

Vale destacar que, mesmo com a criação do Anffa Sindical, em 2006, a Anffa Associação não deixou de existir, sendo responsável, hoje, por gerir processos antigos de filiados, como o conhecido “Processão”.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548