Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Psicóloga fala da importância do acolhimento emocional em tempos de pandemia

Pensando no bem-estar dos AFFAs, que trabalham nos aeroportos, postos de fronteira, abatedouros, laboratórios, entre outros, o Anffa Sindical desenvolveu um projeto junto a empresa Evolue para buscar dar um suporte necessário aos filiados que estão trabalhando para a garantia da segurança alimentar e para evitar entrada de doenças e pragas no país. 

A situação emocional e laboral pela qual passam os profissionais em atividades indispensáveis, diante dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19), tem sido uma preocupação mundial.

Fatores como depressão, ansiedade, insônia e até mesmo condições insalubres no ambiente de trabalho são alguns dos problemas que precisam ser enfrentados e prevenidos para garantir a plena saúde de todos e a consequente manutenção dos serviços.

Pensando no bem-estar dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), que trabalham nos aeroportos, postos de fronteira, abatedouros, laboratórios, entre outros, o Anffa Sindical desenvolveu um projeto junto a empresa Evolue para buscar dar um suporte necessário aos filiados que estão trabalhando para a garantia da segurança alimentar e para evitar entrada de doenças e pragas no país.

A psicóloga Gabriela Costa, funcionária da Evolue e especialista em Psicologia Organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, falou com a equipe de Comunicação do Anffa Sindical sobre a necessidade de um trabalho como o que será realizado a partir dos próximos dias. Confira:

Anffa Sindical - Qual a importância de um apoio psicológico para os AFFAs que se encontram em situação de vulnerabilidade neste momento?

Gabriela Costa - O apoio psicológico é essencial em tempos de Covid-19, pois estamos passando por um momento único. É importante ter um apoio psicológico para diminuir os possíveis impactos que este período pode ocasionar. O apoio tem como objetivo auxiliar na conscientização das eventuais mudanças de hábitos e possíveis implicações emocionais e abordar de forma preventiva mudanças comportamentais apresentadas motivadas pelo distanciamento social. No caso dos AFFAS, por ser necessária a atuação para a sociedade, esse atendimento voltado para eles possibilita redução de fatores patológicos, como ansiedade, depressão, pânico, dentre outros, favorecendo efetivos de adaptação e enfrentamento.

Anffa Sindical - Alguns temas que serão abordados em videoconferências e videopalestras junto aos filiados tratam de ansiedade, relacionamento interpessoal e higiene mental. Como foram pensados cada assunto e qual a importância de colocá-los em prática no dia a dia?

Gabriela Costa - Serão abordados temas vivenciais em meio a situação atual da humanidade, com a intenção de auxiliar na identificação de possíveis alterações psicossociais. Foi realizado um estudo dos principais impactos apresentados, assim como estratégias de cuidado psíquico em situação de pandemia. Em todos os encontros serão apresentadas atividades ou ações que auxiliem na estabilização emocional, o que contribuirá passar pela pandemia fazendo melhores ações individuais e coletivas.

Anffa Sindical- Além de tratar de questões emocionais, as palestras abordarão assuntos relacionados à segurança do trabalho. As doenças ocupacionais também podem levar a um quadro de depressão e ansiedade? Como lidar com essas questões em tempos de pandemia?

Gabriela Costa -Tanto a depressão quanto a ansiedade são desencadeadas por diferentes e diversos fatores, internos e externos. Portanto, pode ser que algumas questões ocupacionais, possam se unir a outras questões e auxiliar para um quadro depressivo ou ansioso. Em época de pandemia, em que estamos escutando tanto sobre a importância do isolamento social, precisamos lembrar que o isolamento necessário é o físico, não o afetivo. É possível manter relações saudáveis mesmo que remotamente, tentar reencontrar prazeres individuais, possíveis de serem feitos em segurança e buscar apoio psicológico, caso seja necessário. 

Anffa Sindical- A senhora dá alguma outra dica além das que serão apresentadas nas palestras como apoio emocional neste momento?

Gabriela Costa - Os encontros psicológicos serão momentos de acolhida, esclarecimento e serão estratégicos para que passemos todos juntos pela pandemia. Não há uma fórmula de bolo, que possa ser repetida por todos a todo tempo. É preciso dizer que cada um pode lidar de diferentes formas com a situação atual. Vamos usar este momento enquanto motor, para nos reencontrarmos com o que realmente nos é importante, valorizando nossas atitudes, tão necessárias para que nós e os nossos consigamos passar por este momento. Aguardo todos para compartilharmos nossa realidade e nossos sentimentos!

Veja informações da primeira teleconferência:


 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548